Futsal feminino: raça continua
A equipa feminina do Riachense ganhou, no passado sábado, a Supertaça relativa à época 2009/2010 após derrotar a equipa da ACDR Paço dos Negros. O jogo decorreu no pavilhão da Chamusca e foi disputado até ao final, sempre com o resultado em aberto. No final, foram as riachenses a fazerem a festa e levar mais um “caneco” para casa.
A final da Supertaça do Ribatejo, disputada no passado sábado, na Chamusca, não teve muita assistência, mas os adeptos das duas equipas em prova fizeram-se ouvir. As equipas apresentaram-se num ritmo não muito elevado, característico de início de época. No início do jogo, ambas se procuravam conhecer e as jogadas dividiam-se entre uma área e outra. Após isso, o jogo acalmou e só viria a mudar quando a primeira parte ia a meio. Num passe longo para a área, Joana Lemos inaugurou o marcador. Se por um lado o golo deu alento à equipa de Riachos, por outro também a deixou um pouco insegura. Neste período, o Paço dos Negros reagiu, começando a rondar a baliza do Atlético com mais perigo. Chegou mesmo a ter oportunidades de golo, mas a guarda-redes riachense Inês Lopes assegurou a vantagem de 1-0 até ao intervalo.
O segundo tempo, a equipa de Paço dos Negros continuou à procura do empate, enquanto que o Atlético tentava matar o jogo. No entanto, foi a primeira que mais oportunidades de perigo criou. A equipa alvi-negra teve também situações de golo que não conseguiu concretizar. Quando o jogo caminhava para o final, a pressão da equipa dos Paços intensificou-se e a qualquer momento o resultado poderia alterar-se. Contudo, o golo que surgiu foi mesmo do Atlético, por Vera Raimundo. O tento veio confirmar e assegurar a vitória que a equipa havia de guardar até ao final do jogo.
O apito final suou e a Supertaça rumou para a vila de Riachos. Recorde-se que este troféu tinha fugido à equipa na época passada para o CEF, mas este ano não deixou que tal voltasse a acontecer. Esta foi a melhor forma da equipa campeã distrital iniciar as suas competições oficiais.
Depois de vencer frente a um forte opositor, que conta com duas jogadoras que já representaram o Riachense (Filomena Alcobaça e Sandra Gonçalves), o Atlético demonstrou que está preparado para mais uma época de alto nível, à semelhança das anteriores. Em oito anos de existência, o futsal feminino já venceu quatro campeonatos, quatro Taças do Ribatejo e quatro Supertaças.
No final, Emído Grilo, ex-responsável pela secção e João Cardoso, presidente da Junta de Freguesia de Riachos, foram convidados pela Associação de Futebol de Santarém para entregarem as taças e as medalhas às duas equipas. A seguir, a festa foi rija nas hostes riachenses.
O Atlético alinhou com: Filipa Ribeiro, Carla Cascão, Sandra Mesquita, Vera Raimundo, Vanda Botas, Margarida Tomás, Rita Martins, Ana Trindade, Raquel Abreu, Joana Lemos e Inês Tatiana.
Joaquim Ventura regressa para continuar a ganhar
Joaquim Ventura, 40 anos, regressou ao Atlético, após dois anos a treinar o futebol feminino do U. Tomar e o futsal masculino do Sp. Tomar. E não poderia ter começado melhor, pois logo no primeiro jogo oficial conquistou a Supertaça. “Conhecia bem o valor das adversárias e sabia que para vencer, era necessário anulá-las. As minhas atletas cumpriram o que lhes pedi e ganhámos”.
Quanto à nova época, o treinador só tem um objectivo: “Continuar a ganhar para disputar a Taça Nacional”.
O plantel riachense não está fechado, até porque Joaquim Ventura ainda não tem duas jogadoras para cada posição: “Isso depende da direcção, mas sem apoios, é dificil”.
Jogo de apresentação
No dia 9 de Outubro o CAR fez a sua apresentação aos sócios, num jogo que reuniu cerca de duas dezenas de adeptos. A equipa convidada foi a Caranguejeira, equipa do distrito de Leiria Num ambiente descontraído e de festa, ou não se tratasse da apresentação da equipa, o jogo foi repartido por três partes. As riachenses perderam por 8-0 e as diferenças entre campeonatos foram evidentes. A velocidade e ritmo das adversárias foram notórios e a qualidade mostrada também. Os jogos de início de temporada servem de preparação e integração da equipa e foi o que aconteceu. A equipa do CAR continua a treinar e a preparar o campeonato que arranca na próxima semana, dia 23 de Outubro, mas o CAR folga na primeira jornada, o que significa que tem o seu primeiro jogo apenas no dia 30 ao receber a equipa da Linhaceira.