O CRITARTE encenou uma história do imaginário infantil que juntou a Pipi das Meias Altas, o Capuchinho Vermelho e o Gato das Botas. O grupo de actores é composto por Nuno Ramos, Sandra Ganhão, António Vieira, Cátia Roque, Carla Semedo, Rui Ricardo, Manuela Marques, Paulo Mendes, Pedro Bento, Maria VerÃssimo e Conceição Calado. A encenação é de João Paulo Vieira, e apontamentos, logÃstica, caracterização e técnica são da responsabilidade de Raquel Constantino e Paula Simões.
O Festival contou com a participação especial de dois grupos brasileiros e vários grupos nacionais constituÃdos por actores com deficiência, oriundos dos mais diversos pontos do paÃs.
Este evento sublinha a importância do teatro como ferramenta terapêutica e pedagógica, assumindo-se como factor de inclusão numa sociedade marcada pela diversidade, que se pretende aberta e integradora de todos os cidadãos, independentemente das suas diferenças.
Concretizar a inclusão pela arte como forma de combater o preconceito social e discriminação face à diferença foi um dos objectivos da iniciativa, de modo mais acentuado neste ano de 2010, em que se assinala o “Ano Europeu do combate à pobreza e exclusão socialâ€.
