o riachense

SŠbado,
23 de Setembro de 2017
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

J√° fui uma taberna

Com esta s√©rie de reportagens pretendemos contribuir para a ‚Äėpequena hist√≥ria‚Äô de Riachos, olhando para as hist√≥rias de vida e de fam√≠lia que contribuem para a Hist√≥ria grande de uma terra.
 
As tabernas eram, até há poucas décadas, a presença comercial mais comum em Riachos, como em todo o mundo rural português, e além do negócio tinham também um papel central como espaços importantes de produção e transmissão da memória de um povo.
 
Eram lugares essencialmente de homens, que não dispensavam umas ametades de marunfo, entre três dedos de conversa e jornadas de trabalho.
Não é o nosso objectivo fazer um roteiro das tabernas de Riachos, isso já o fizemos, de alguma forma, na revista da Bênção do Gado editada em Julho de 2012, em que registámos todos os nomes das tabernas de Riachos existentes ao longo do século XX. Mas sim misturar dois aspectos: o passado e o actual.
 
Fomos ao encontro dos actuais estabelecimentos comerciais situados nos locais onde outrora existiram tabernas e que, na maior parte dos casos, incluíam mercearia e até barbeiro e outros serviços. Alguns, poucos, são ainda hoje os mesmos edifícios, que foram sendo adaptados conforme as necessidades e o ar dos tempos (n’O Retornado, o café do primeiro artigo, só foram construídas casas de banho para os clientes nos anos 80). Outros, a maior parte, são já espaços completamente diferentes, remodelados de fundo com acrescentos e, num ou outro caso, até foram edificados novos prédios no mesmo local.
 
Contabiliz√°mos cerca de uma d√ļzia e come√ß√°mos pela taberna do Jo√£o Sousa, que tinha tamb√©m um espa√ßo de ‚Äúcaf√©‚ÄĚ, que hoje √© o Caf√© do Retornado.

 

O Toino Barr√£o

O Toino Barr√£o

Actualizado em ( Sexta, 30 Outubro 2015 15:35 )

Continuar...

Minimercado Velez, antiga loja da Pipa

Minimercado Velez, antiga loja da Pipa

Actualizado em ( Terça, 13 Janeiro 2015 12:40 )

Continuar...

O Xico da Vaca

O Xico da Vaca

Actualizado em ( Quarta, 28 Janeiro 2015 22:52 )

Continuar...

Casa Vitória

Casa Vitória

Actualizado em ( Quarta, 12 Novembro 2014 12:30 )

Continuar...
P√°gina 1 de 2

Opini√£o

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, sen√£o concorro!

 

Jo√£o Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?