o riachense

Tera,
23 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Festa da Bênção do Gado nos dois últimos fins-de-semana de Julho

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
A Festa da Bênção do Gado será realizada de 19 a 30 de Julho do próximo ano, ou seja nos dois últimos fins-de-semana desse mês e o local será no Jardim da Vila, no bairro do Tocha, que está infra-estruturado com água, esgotos e electricidade para esse efeito.
Depois da eleição dos titulares dos órgãos sociais da Bênção do Gado Associação Cultural, em Maio passado, a direcção tem efectuado uma série de reuniões e contactos com diversas entidades para se iniciar o processo de preparação da Festa.
Durante o passado mês de Outubro e até agora, a direcção desta associação responsável pela organização da Festa já reuniu com a Sociedade Os Cingeleiros, com os agricultores de Riachos, Junta de Freguesia, Paróquia de Riachos, colectividades, Irmandade Menino Deus e Conselho Consultivo da Associação. Depois destas reuniões será realizada uma Assembleia Geral da associação no próximo dia 30 de Novembro na qual serão discutidos alguns aspectos relacionados com a realização da Festa.
O objectivo da realização destas reuniões consistia na sensibilização de diversas entidades para a importância da Festa e foi, nas palavras do presidente da Direcção da Associação Cultural, Carlos Tomé, “plenamente alcançado”. Com efeito os participantes nestas reuniões mostraram-se empenhados na realização do evento e disponibilizaram-se a participar na sua organização.
Os Cingeleiros mostraram total interesse na realização da Festa, tendo sido solicitados a colaborar nos seus diversos aspectos, mas com mais acutilância em tudo aquilo que diga respeito aos itens ligados à agricultura e às tradições rurais. A perspectiva de rejuvenescimento de Os Cingeleiros está aliás na calha, o que será fundamental não só para dar mais dinâmica à associação mais antiga e característica de Riachos, mas também para que essa colaboração na Festa seja mais profícua.
Também os agricultores mostraram total disponibilidade para a natural colaboração na organização da Bênção do Gado, com especial destaque para a sua indispensável participação no cortejo que, no fundo, se pretende assumir como o ponto alto do certame. Aliás, os agricultores concordaram com a necessidade de atribuir cada vez mais qualidade ao cortejo com especial destaque para a criatividade artística no embelezamento dos carros alegóricos.
Por seu turno, a Junta de Freguesia mostrou-se completamente de acordo com a realização da Festa no próximo ano e colocou à inteira disposição da organização os meios logísticos que possui, prestando o apoio possível na organização.
Por outro lado, a reunião com a Paróquia de Riachos, representada pelo Padre Fernando foi muito produtiva e consensual, tendo sido coincidentes os pontos de vista no sentido de atribuir a maior dignidade possível às iniciativas religiosas. A procissão do Senhor Jesus dos Lavradores e o Cortejo da Bênção do Gado, como sendo duas das mais importantes iniciativas da Festa, mereceram dos participantes na reunião uma especial atenção.
No que diz respeito às colectividades e à sua participação, o panorama não podia ter sido mais optimista, pois o movimento associativo riachense disse presente e manifestou muito interesse na sua colaboração com diversas iniciativas próprias. Aliás, algumas colectividades já estão a organizar actividades que serão integradas no programa mais geral da Festa. Está neste caso, por exemplo, a Sociedade Columbófila Riachense que está a organizar um derby columbófilo internacional que verá a luz do dia no primeiro fim-de-semana de Julho e que trará à Festa muitos adeptos dos pombos de várias partes do mundo. Este exemplo foi aliás referido como podendo e devendo ser seguido por outras colectividades, cada uma à sua maneira e dentro das suas especificidades.
Também a Irmandade do Menino Deus não podia ser esquecida nesta ronda de reuniões e foi uma total abertura e afirmação de disponibilidade para a colaboração na Festa que transmitiu aos responsáveis. Não só os aspectos relacionados com a procissão do Menino Deus mas também os relativos à procissão do Senhor Jesus dos Lavradores foram abordados entre todos, assumindo os membros desta Irmandade completo interesse em participar nessas iniciativas.
Antes da realização da Assembleia Geral foi ouvido o Conselho Consultivo da Bênção do Gado Associação Cultural tendo sido referida a importância da realização da Festa de todos os riachenses no próximo ano e acentuada a necessidade desta se assumir como um acontecimento único desta terra e que aposte nos seus elementos identificadores e nas suas características específicas. Foi entendimento geral que não se pretende fazer um festival de música ou uma festa igual a tantas que existem na região, mas sim uma Festa que respeite a memória da terra e que valorize a sua identidade. Claro que alguns aspectos relacionados com o momento de crise que se vive não deixaram de ser alvo de debate, sendo consensual que a Festa deverá ser adaptada à realidade em função das disponibilidades financeiras existentes, sendo natural a necessidade de redução de custos.
Para além de todas estas reuniões, os responsáveis realizaram também um encontro com vários riachenses cuja área de actividade se encontra ligada à cultura e à arte, no qual foram debatidos vários assuntos relacionados com este importante sector. Tratou-se de uma reunião participada por cerca de três dezenas de pessoas, o que só por si dá bem uma mostra de vitalidade de Riachos nesta área a qual foi enriquecida pela diversidade de pontos de vista sobre o assunto.
Depois da Assembleia Geral do próximo dia 30 de Novembro, a Direcção da Associação responsável pela organização da Festa, composta por Carlos Tomé, Mafalda Borralho Luz, António Faria, João Triguinho Lopes, Miguel Cunha, Vítor Gomes, Rodrigo Teixeira, Luís Carlos Dias e Carlos Graça continuará este processo de mobilização e sensibilização dos riachenses para a Festa, com a realização de outros contactos.
Sendo esta uma Festa genuína do povo de Riachos, ela tem que ser organizada pelo povo e daí que esta mobilização seja o primeiro passo para que essa característica seja respeitada.   
 
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária