o riachense

Sbado,
20 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Um largo artístico para um fim-de-semana quente

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
NAR dinamiza actividades no centro da vila

As noites de verão convidam a sair à rua. No próximo fim-de-semana, o Largo vai ter a iniciativa “Serões com arte”, promovida pelo Núcleo de Arte de Riachos. Entre as 20 horas e a meia-noite de sexta a domingo haverá exposições de artes plásticas (pintura, escultura, desenho e instalação artística), artesanato e artes decorativas, fotografia e poesia. Terá lugar também pintura ao vivo em ambiente nocturno onde pintores de outras associações também podem participar mostrando alguns dos seus trabalhos. No sábado, pelas 20 horas e no domingo às 21, realiza-se uma oficina de conto para crianças dinamizada por Paula Araújo, escritora riachense e membro do NAR. Ainda no sábado, a partir das 21h30, terá lugar uma tertúlia poética pelos poetas do NAR, podendo associar-se todos aqueles que gostam de poesia.
Segundo Pereira Jorge, o objectivo desta iniciativa é, em primeiro lugar, tal como em quase todas as actividades do NAR, divulgar e dar a conhecer o trabalho dos artistas, artesãos, poetas e dos demais membros das várias áreas do Núcleo, e mais uma vez ao ar livre, procurando levar para junto das pessoas as actividades que normalmente se realizam em espaços físicos fechados, porque, ainda que abertos ao público, “verificamos a existência de pouco interesse por parte da população, pelas razões que todos conhecemos e compreendemos”.
Simultaneamente pretende-se dar mais vida ao centro da vila contribuindo e incentivando à dinamização deste espaço por parte doutros grupos ou pessoas com responsabilidades artísticas e/ou culturais nesta terra e, ao mesmo tempo tentar aos poucos devolver ao largo a grande nobreza que alcançou em tempos, dignificando-o.
Por outro lado, diz Pereira Jorge, também o comércio local necessita de apoio à sua manutenção e crescimento, podendo beneficiar do empenho artístico e cultural neste espaço.
O NAR escolheu Agosto porque é por natureza o mês mais quente do ano, convidando as noites à saída de casa na procura de alguma diversão ou animação, tornando-se desta forma mais simples a promoção do trabalho dos artistas e o potencial contacto com algum público apreciador da arte, incentivando-os ainda mais à criação artística.
Foi também escolhida esta data, explica o presidente do Núcleo, a pensar nos emigrantes riachenses que durante o ano visitam, comentam e acompanham as actividades do NAR através da página no Facebook e do blogue, e que nesta altura visitam Riachos, proporcionando-lhes assim um contacto mais directo com aquilo que ali se faz.
Porque é uma altura de férias, também subsiste o inconveniente de alguns dos artistas não poderem estar presentes neste evento, mas obviamente que os seus trabalhos estarão patentes ao público nestes “Serões com arte”. No que diz respeito aos artistas plásticos estão confirmados Amélia Pinheiro, Clara Silva, Rosa Pamole, Pereira Jorge, Sissi, Zé Manel Gonçalves, Mendes Pedro, F. Gorjão, Ana Triguinho, Fátima Cordeiro, Mónica, Beta S. e Manela Luz. Do grupo da poesia participam Diamantino Almeida, Teresa Gonçalves, Jorge Pinheiro, Paula Araújo, Fernando Saraiva, Pedro Miguel e Manuel Carvalho Simões. Do grupo do artesanato e arte decorativa estarão presentes Conceição Lopes, Irene Rodrigues, Sílvia Pereira, Zé Manel, Clara Silva, Maria Sousa, Chico da Clara, Natália Triães, Saraiva, Mena Amaro e Sílvia Inocêncio. Pereira Jorge, Vitor Gomes e Jaime Figueiredo participam na área da fotografia.
Tendo em conta a originalidade da iniciativa, aliada ao local e aos artistas convidados, o NAR espera a adesão dos riachenses: “A presença e participação da população é sempre importante, porque havendo pessoas, havendo público, existe crítica, existe análise, apreciação e comentário e isto ajuda a melhorar, sendo quase sempre um estímulo à criação”. Por outro lado, continua Pereira Jorge: “Todo o artista quando se inicia em determinada arte, fá-lo por brincadeira, fá-lo para si próprio, mas depois vai surgindo a necessidade de mostrar aos outros, aos amigos e a desconhecidos, prova de que a opinião é importante e indispensável no desenvolvimento da criação artística”.
Além das demonstrações artísticas, as noites também serão animadas musicalmente, não com música ao vivo dos Nosyvozes, de Os Outros e de outra banda riachense, mas com música ambiente: “Porque somos nós a levar às pessoas, o que é diferente de serem estas a procurarem-nos, ou seja, somos nós a ir ao encontro de um público, com certeza heterogéneo em termos de gostos e preferências musicais, num espaço que é de todos, avaliamos a possibilidade de realizar um ou outro apontamento musical, mas vamo-nos ficar apenas pela possibilidade de animar musicalmente o ambiente com temas clássicos gravados”. A aparelhagem sonora será cedida pela junta de freguesia de Riachos.
 
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária