o riachense

Sbado,
20 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Camponesas festejam 11.º aniversário a pensar em novo CD

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Quase mil actuações, 31 presenças na televisão, 106 músicas e dois CD’s gravados. Assim se traduzem os onze anos de história do grupo de cantares populares As Camponesas de Riachos.
O último aniversário foi comemorado no dia 24 de Julho, na Casa do Povo, na presença de cerca de meia centena de pessoas. A tarde foi animada pelo Lúcio Ferreira dos Reis, pelo fandango de duas meninas do grupo de dança Rostinhos em homenagem a António Veríssimo, e claro, pelas Camponesas, que ainda se mostram em forma para manter viva a cultura popular riachense. A mais velha tem 79 anos e a mais nova 65. São elas Júlia Proença, Filomena Martins, Maria de Sousa, Maria Velez, Alice Ferreira e Fernanda Martins. Apesar da idade já “entradota”, os projectos continuam: “Gostava de gravar mais um cd. Já temos dois, com 40 cantigas e gostava de deixar mais algumas registadas, para que não se percam e para que a gente nova conheça o que se cantava no campo”, diz Júlia Proença.
Por outro lado, revela que desejava ter mais mulheres novas no grupo: “Era muito bonito porque qualquer dia morremos todas e o grupo acaba”, diz com pena, salientando que “somos nós que divulgamos Riachos por todo o lado quando vamos à televisão”.
Só este ano, As Camponesas já realizaram 32 actuações, estando previstas mais três para Agosto e Setembro. “Vamos a Abrantes e depois no dia 3 do mês que vem actuamos duas vezes, numa festa privada e num casamento em Torres Novas”, adianta a cantadeira.
Quanto ao balanço destes onze anos de “estrada”, Júlia Proença diz que tem sido uma experiência muito agradável para todas as componentes: “Cá andamos a recordar as cantigas de antigamente, que se não fossemos nós, já tinham sido esquecidas”. E os convites têm sido muito variados: “Cantamos em todo o lado: aniversários, feiras, arraiais, restaurantes, festas de finalistas dos doutores, casamentos e baptizados. Só falta cantar num divórcio”, remata com uma gargalhada. Talvez um dia destes surja o convite.
 
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária