o riachense

Quinta,
25 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Moção sobre ambiente rejeitada. Outra a caminho

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Assembleia de freguesia

A assembleia de freguesia reuniu no dia 27 de Junho apenas para cumprir o regimento, uma vez que a ordem de trabalhos não continha nenhum assunto específico. Mas depois até acabou por ser profícua, se bem que um pouco inconclusiva, excepto na aprovação da redacção de um documento em defesa do ambiente que será apresentado na assembleia de Setembro.

Como nenhum dos membros da assembleia chegou à frente qualquer tema, coube à mesa apresentar cinco temas para discussão: ambiente, largo de Riachos, colectividades, mercado e saúde.
Sobre o ambiente, o presidente da assembleia, António Simões (PSD), enumerou algumas preocupações que persistem como a poluição da vala das Cordas e da ribeira da Boa Água, o precário funcionamento da Etar e os maus cheiros abundantes por toda a parte. Nesse sentido, Rodrigo Teixeira (BE) apresentou uma moção onde se exigia à Câmara Municipal que exerça pressão sobre a Águas do Ribatejo para que a nova Etar de Riachos seja uma prioridade, tal como as entidades fiscalizadoras a actuarem eficazmente sobre os poluidores da ribeira da Boa Água e que averigúem a actividade da Componatura por causa dos maus cheiros. No entanto, o documento foi chumbado com três votos negativos do PS (Nuno Lopes, Telma Martinho e David Garcia) e um do PSD (José Luís Jacinto). Rodrigo Teixeira (BE) e Pereira Jorge (CDU) votaram a favor, enquanto Carlos Duarte e Carina Fernandes (CDU), e António Simões (PSD) se abstiveram.
Ainda sobre este assunto, o presidente da Junta, João Cardoso (PS), lembrou que em 2004 foi feito um levantamento de todas as fontes poluidoras na freguesia, que foi entregue à Câmara e outras entidades, mas sem grandes resultados: “Não é a Câmara que é a grande culpada. Há grandes interesses e outros organismos que são responsáveis, mas nada fazem”, disse, sem adiantar mais pormenores.
José Luís Jacinto também se mostrou preocupado com a poluição, mas explicou as razões que o levaram a votar contra a moção do BE: “Quanto à Etar, estaríamos a exigir algo impossível para já e qualquer tipo de pressão sobre a ribeira da Boa Água não vai resolver nada. Em relação aos cheiros, seria preferível pedir primeiro explicações ao dono da empresa para saber se é mesmo a causadora e o que pretende fazer para os evitar. Esta moção iria resolver alguma coisa?”, questionou.
Para Nuno Lopes a poluição é um problema que persiste há muito tempo e tem sido discutido nas assembleias de freguesia. “Faz sentido alertar os organismos, mas se calhar, a forma como a moção está redigida poderá ser algo provocatória”, afirmou. Foi então que António Simões sugeriu uma nova moção sobre os problemas ambientais que afectam a freguesia redigida em conjunto por todas as forças políticas, documento esse que deverá ser apresentado na próxima sessão da assembleia. Nuno Matos

Registe-se!
Apontamentos da Assembleia de Freguesia

Pereira Jorge: “Falta em Riachos um espaço para as associações realizarem actividades ao ar livre. O Jardim da Vila não pode ser utilizado para todo o tipo de eventos e tenho dúvidas quanto à festa da Bênção do Gado naquele local”.

Assunto que promete ser eterno nas Assembleias de Freguesia é a remodelação do largo. Desta vez, na sessão do dia 27, depois de Rodrigo Teixeira ter perguntado qual o ponto de situação, coube à secretária da Junta, Dulce Sá, dar explicações: “A Junta não tem verbas e a Câmara não dá luz verde para o projecto avançar. Para já, é inviável”.

João Cardoso explicou que a falta de médicos ficou resolvida com a vinda de dois profissionais costa-riquenhos para o centro de saúde de Riachos, elogiando ainda as obras recentes que, segundo o próprio, deram melhores condições aos utentes.

O mercado, tema sugerido pela mesa, foi esquecido, optando alguns elementos da assembleia por criticarem a linha editorial de o riachense, acabando por esgotar-se o tempo da sessão com fait-divers.

A assembleia aprovou por unanimidade um voto de louvor ao NAR proposto por José Luís Jacinto. “Em tão pouco tempo, têm feito um trabalho extraordinário em prol da cultura riachense”, afirmou o deputado.

António Simões salientou o empenho dos riachenses no “Um dia pela vida” da Liga Portuguesa Contra o Cancro. A equipa de Riachos juntou 1900 euros no serão musical que decorreu no dia 20 de Maio, na Casa do Povo.



 

 
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária