o riachense

Domingo,
28 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Filarmónica reaviva geminação

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Franceses despediram-se a chorar

A banda trouxe a Riachos a sua congénere de Notre Dame de Bondeville para uma semana de convívio e partilha cultural. As famílias de acolhimento foram inexcedíveis deixando os franceses muito impressionados. O processo de geminação não vai estagnar, pelo menos por vontade da Filarmónica que tem já agendado um novo intercâmbio, desta vez em França.  A geminação de Riachos com Notre Dame de Bondeville, protocolada em Maio de 1997, parece estar aos poucos a ganhar nova dinâmica. Este intercâmbio, cujas relações bilaterais começaram em 1989 com o convite ao Clube Atlético Riachense para participar num torneio de futebol, levou já oito vezes a cultura riachense à Normandia, e os franceses até nós em seis ocasiões.
No entanto, as coisas andaram um pouco esquecidas, até que em 2007, quando se comemorou o centenário do clube de futebol de Bondeville e o 10.º aniversário da geminação, a Junta de Freguesia e o Atlético foram convidados a participar nos festejos. Foi o clique que fez reactivar a geminação. Em Maio de 2009, por ocasião do 25.º aniversário da elevação de Riachos a Vila, foi a vez de três equipas de futebol jovem francesas participarem no torneio do Atlético, e agora, em 2011, a banda riachense recebeu a sua congénere para um intercâmbio musical.
E, ao que parece, com ou sem apoio autárquico, a Filarmónica de Riachos irá retribuir a visita na Páscoa do próximo ano, dando continuidade ao intercâmbio entre os dois agrupamentos musicais e reforçando a geminação.
A Orchestre d’Harmonie de Notre Dame de Bondeville, acompanhada pelos vereadores da cultura e do desporto do município normando, chegou a Riachos a 17 de Abril, ficando por terras ribatejanas até dia 24. Como é habitual neste tipo de intercâmbios, os visitantes foram acolhidos em casas de família dos sócios, músicos e amigos da banda riachense. Durante a estadia, visitaram Fátima, Nazaré, Lisboa, Golegã, Torres Novas e claro, o Museu Agrícola de Riachos, coleccionando recordações de terras lusas.
A visita também se destinava ao enriquecimento musical dos elementos de ambas as bandas, que ensaiaram e actuaram em conjunto, na Golegã e em Riachos.

Jovens mensageiros da cultura

O maestro da banda francesa, Remy Metayer, veio a Riachos pela terceira vez ao abrigo do protocolo de geminação. Elogiou “acima de tudo, a grande relação de amizade e afinidade que se vai criando”. Ficou agradado com a banda local, dizendo que é muito equilibrada e está bem organizada. O maestro assegura ainda que a população de Bondeville considera a geminação muito importante, “sobretudo as gerações mais novas”, estando disponível para todo o tipo de intercâmbios. A recepção da banda de Riachos na Normandia “era para ser já em Julho deste ano, mas por uma questão de logística, a viagem ficou para a Páscoa de 2012”, confirmou o maestro.
Jacques Calvet, vereador da cultura também veio a Riachos pela terceira vez. Diz que este intercâmbio é uma experiência enriquecedora: “É importante trazer os jovens para troca de experiencias, porque são eles que darão continuidade à cultura”. Reconhece que a geminação esteve “um pouco parada”, mas espera que, com este intercâmbio musical, passe a ser mais regular.
O vereador do desporto, Philippe Richier, que já cá esteve no 25.º aniversário da vila, em 2009, frisa que o mais importante desta troca de vivências é “os jovens perceberem como funciona outra cultura através de paixões comuns, seja na música ou no desporto”.
Um dos jovens que veio tocar flauta transversal com a banda de Riachos em dois concertos foi Clément Voiriot. Esteve em Portugal pela primeira vez e mostrou-se surpreso por toda a gente se conhecer em Riachos. Por outro lado, ficou admirado com o facto de os portugueses comerem muito peixe e sobremesas.
Este músico de 18 anos, que diz ter sido muito bem recebido em Riachos, gostou de conhecer Lisboa, “uma cidade com muitos espaços verdes” e destacou a beleza da Casa Relvas, na Golegã. Zoé Leborgne, de 12 anos, preferiu as paisagens da região e elogiou a simpatia das pessoas. Prometeu voltar quando for adulta para conhecer melhor o país.

“Com ou sem apoios iremos a Notre Dame de Bondeville”


Em jeito de balanço, o maestro da Filarmónica confirma que “a visita excedeu as expectativas. Foi o primeiro evento deste género que organizamos e decorreu tudo muito bem. O intercâmbio foi um êxito”. Para tal contribuíram a disponibilidade, a simpatia e o empenho das famílias de acolhimento, regozija Carlos Mendes. Chegou a ser ponderada a hipótese da comitiva francesa dormir na Escola Prática de Polícia, que foi posta de lado: “Não era a mesma coisa. Eles ficaram maravilhados com a forma como foram recebidos e querem receber-nos da mesma forma. Na despedida, quase todos choraram”.
A iniciativa contou com o apoio da Junta de Freguesia que assegurou as despesas com o jantar de recepção e jantar final. “De resto, não tivemos mais nenhum apoio financeiro”, confessa o também presidente da banda. Aliás, a visita da comitiva francesa foi uma organização exclusiva da banda. “Quando lá fomos em 2000, comprometi-me para que viessem cá em 2001. Só vieram agora porque entretanto ninguém quis assumir a responsabilidade. Entendo que a banda também deve estar ao serviço da cultura de Riachos”, salienta Carlos Mendes que está já a preparar a visita a França: “Com ou sem apoios iremos a Notre Dame de Bondeville. Os músicos e directores já estão a pagar 50 cêntimos por semana e vão ser feitas outras iniciativas para angariar fundos”, concluiu.

 Nuno Matos
 
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária