o riachense

Sbado,
27 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Jardim da vila dá boas vindas à Casa da Cultura

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O jardim da vila estava concluído há várias semanas, mas foi inaugurado no 25 de Abril, um dia histórico para Portugal, cujas comemorações foram aproveitadas para a apresentação do projecto da Casa da Cultura.

O presidente da Câmara, António Rodrigues, reconheceu que o jardim “demorou mais do que esperávamos, mas está feito”.

No dia da liberdade, fez votos para que os riachenses estimem o jardim, “e quando alguém não o fizer, haja alguém que alerte para que seja estimado”, salientou, sublinhando que “estes jardins são para pessoas e não para cães, porque onde está agora um cão, a seguir pode estar uma criança.É importante que pessoas tenham essa sensibilidade”.

A próxima festa da Bênção do Gado, prevista para 2012 já irá realizar-se naquele espaço. “A obra foi devidamente articulada com a Associação Bênção do Gado para que aqui continue a ser feita festa. Talvez as pessoas não se apercebam, mas estão aqui todos os espaços e infra-estruturas disponíveis para realizar as festas”, acrescentou Rodrigues, esquecendo-se do palco fixo que chegou a estar previsto, segundo o projecto inicial, que permitiria realizar diversos tipos de actividades ao ar livre.

João Cardoso mostrou grande alegria por inaugurar uma obra há muito esperada, desejando que este dia fique marcado na memória de todos os riachenses. Explicou que o jardim não será só uma zona de lazer, mas também para diversas actividades lúdicas. A concluir, apelou para a preservação do equipamento.

Concurso até ao Verão

A par da inauguração do jardim da vila, a Câmara Municipal também divulgou o projecto da Casa da Cultura, que poderá ser usada por várias colectividades, mas terá como residente a Filarmónica. “Alguns não acreditam, mas nós acreditamos que vamos ter apoios comunitários para construir a Casa da Cultura que os riachenses têm o direito de possuir”, confessou António Rodrigues, assegurando o lançamento do concurso público até ao Verão.
O equipamento, a construir nas traseiras do Centro de Saúde com financiamento de 80%, será constituído por dois pisos e terá quatro valências distintas e independentes: sala de espectáculos com 270 lugares, sala polivalente, oficina de artes e escola de música. A área de implantação é de 1341 m2.
Sendo a vila de Riachos carenciada de um espaço condigno para as diversas actividades culturais e recreativas que se promovem, há muito que ambiciona a construção de um espaço polivalente que possa ser usufruído pelas diferentes instituições. A Casa da Cultura tem por objectivo constituir-se no equipamento desejado, prático e funcional satisfazendo aspectos fundamentais, garantindo flexibilidade e polivalência. Por outro lado, visa assumir uma imagem de um elemento com identidade forte, reveladora do seu carácter público.


Nuno Matos

Actualizado em ( Quarta, 04 Maio 2011 11:54 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária