o riachense

Sábado,
27 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Nova direcção da Bênção do Gado assume a organização da festa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

2012 será o ano da maior festa da região

Os titulares dos órgãos sociais da Bênção do Gado Associação Cultural foram eleitos no passado sábado, dia 30 de Abril, na assembleia-geral realizada no auditório do Museu Agrícola. São 35 as pessoas que compõem todos os órgãos da associação que vai ter a missão de organizar a festa da Bênção do Gado de 2012.

A direcção sofreu apenas duas alterações, mantendo-se Carlos Tomé como presidente, o qual fez a apresentação da lista na reunião. Na ocasião Tomé disse que a lista é composta por muitas pessoas mas que a festa tem que ter a participação de todo o povo de Riachos e que posteriormente serão criadas as comissões sectoriais à semelhança do que tem acontecido nas anteriores festas.
Carlos Tomé sublinhou a importância do conselho consultivo, composto por 20 pessoas, na definição do figurino, estrutura organizativa, características e aspectos mais importantes da festa. A direcção é composta por nove elementos, e, segundo afirmou, sofreu apenas duas alterações provocadas por dois elementos que, por razões pessoais, não pertencem formalmente a este órgão, mas irão colaborar na organização da festa e estão integrados noutros órgãos.
A lista contém várias sensibilidades e gente com modos de pensar e ideias muito diversas, mas são unânimes no entendimento de que a festa tem que ser realizada e estão dispostos a desenvolver todos os esforços para que tal suceda. Carlos Tomé assumiu claramente o objectivo de se realizar a festa no próximo ano, apesar da crise que o país atravessa, considerando que os seus custos terão de ser reduzidos e que se deverá adaptar à nova realidade. Mas o objectivo da direcção parece ser apenas um: realizar a Bênção do Gado em 2012, tendo este propósito sido assumido sem quaisquer dúvidas ou hesitações.
Carlos Tomé voltou a usar da palavra para sublinhar que a festa deve manter essencialmente as mesmas características que a definem como uma festa tradicional e que a distingue de todas as outras. Com efeito, o seu carácter de genuinidade e de íntima ligação à terra deve ser mantido. Outro aspecto defendido por este responsável radica na consideração de que a festa tem que ser a festa do povo, pelo que a população de Riachos tem que se mobilizar e empenhar, como é costume, na sua organização.
A finalizar, Tomé considerou que a estratégia da direcção, a curto prazo, passa por reunir de imediato com a Câmara Municipal de Torres Novas e posteriormente com todas as entidades e colectividades de Riachos para se dar início aos trabalhos de definição da estrutura organizativa da festa e do seu figurino.
O sentimento saído dos presentes na assembleia-geral foi unânime no sentido de que 2012 será o ano da Festa da Bênção do Gado e que, apesar da crise, é possível realizar uma festa tão ou mais interessante do que as anteriores. O optimismo e a vontade de trabalhar em prol da Bênção do Gado foram a tónica que saiu da reunião.

Mandato 2011 / 2014

Direcção: Carlos Tomé (presidente), Mafalda Borralho da Luz (vice-presidente), António Faria (tesoureiro), Miguel Cunha, Victor Gomes, Luís Carlos Dias, Rodrigo Teixeira (vogais), João Triguinho e Carlos Graça (suplentes).
Assembleia Geral: Carlos Trincão Marques (presidente), Joaquim Sousa Pereira e António Júlio Pereira Jorge (secretários).
Conselho Fiscal: António Emídio (presidente), Mário Rui Mendes e José Júlio Ferreira (vogais).
Conselho Consultivo: Joaquim Lopes Santana (presidente), João Cardoso (vice-presidente), José Luís Jacinto (secretário), António Simões, António José Pereira Jorge, Célia Silva, Carlos Simões Nuno, Cristina Pereira, Francisco Sousa da Luz, Hugo Gama, José António Tomé, José Inverno, José Lopes Coelho, José Manuel Martins, José Rito, Luís Mota Figueira, Manuel Oliveira Lopes, Mário José Coelho, Fernando Gonçalves (pároco de Riachos) e Pedro Santana (vogais).

Actualizado em ( Quarta, 04 Maio 2011 11:57 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária