o riachense

Segunda,
06 de Maio de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Jardim da Vila inaugurado a 25 de Abril

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
A obra chegou a ser esperada para a Festa da Bênção do Gado de 2008. Agora, quase três anos depois, vai mesmo ser inaugurada. A previsão aponta para 25 de Abril, Dia da Liberdade, um dia que promete voltar a ser marcante, pois além da abertura oficial do equipamento, será apresentado o projecto definitivo da Casa da Cultura, um equipamento emblemático para Riachos. As novidades foram adiantadas “o riachense” por João Cardoso, presidente da Junta de Freguesia de Riachos. Mas há mais.

O Jardim da Vila tem cerca de 15 mil metros quadrados e é constituído por uma zona ajardinada, parque infantil, casas de banho e parque de estacionamento. A área verde, além de funcionar como um jardim, está preparada para acolher a Festa da Bênção do Gado, ou outro tipo de eventos. Tem também zonas pavimentadas que permitem a implantação de palcos (estava previsto um permanente) e barraquinhas. A obra foi adjudicada pelo valor de 355 mil euros. O prazo de construção era de três meses, mas demorou dois anos.
No mesmo dia, informou João Cardoso, serão divulgados pormenores importantes relacionados com a Casa da Cultura, a construir nas traseiras do Centro de Saúde. “Não vou adiantar muito para não defraudar as pessoas, mas no dia 25 de Abril vamos apresentar boas novidades”.
Os problemas que surgiram com o terreno estão ultrapassados e o autarca está mesmo convicto que haverá financiamento e que o equipamento irá avante: “É uma das minhas batalhas e não gostaria de sair da Junta sem que fosse uma realidade. E o próprio presidente da Câmara está empenhado para desacreditar aqueles que ainda não acreditam na obra. Ele assumiu-a, e tenho a certeza que vai ser construída”.
A Casa da Cultura terá um auditório com uma lotação para 200 pessoas e várias salas de ensaio, onde por exemplo, será instalada a escola de música da Filarmónica Riachense.

Centro Escolar inaugurado em Setembro

Cardoso confirmou ainda que o novo Centro Escolar de Riachos será inaugurado no início do próximo ano lectivo, embora as obras fiquem concluídas em Maio, onde se inclui a nova Adães Bermudes. “Vale mais fazer as coisas com calma e inaugurar tudo ao mesmo tempo”, ressalvou o autarca.
Sobre a renovação da Escola Chora Barroso, o presidente da Junta adiantou que a obra vai avançar em breve, ainda durante este ano, estando salvaguardadas as condições em que os alunos irão ter as aulas, provavelmente em módulos de contentores.

Costa Brava este ano

Outro dos assuntos que preocupa João Cardoso é a intervenção há muito aguardada na rede de água e saneamento da Costa Brava. “As negociações continuam entre o empreiteiro e a empresa Águas do Ribatejo. A Câmara aponta para Maio, mas prefiro dizer que as obras irão avançar ainda este ano”, diz com alguma cautela.

Largo emperrado
Já sobre a remodelação do Largo de Riachos, João Cardoso mostra-se mais descrente: “Não está muito bem… foi uma iniciativa minha e o presidente da Câmara diz-me sempre que fui eu que comecei… e agora tenho de concluí-la. Não vejo grandes perspectivas em conseguir apoio da Câmara e vou tentar embelezá-lo de alguma maneira. Depois logo se verá”, afirma, para acrescentar: “Andei à procura de apoios, mas não consegui adiantar grande coisa ao processo. Como é um projecto da Junta, existe uma série de entraves que limitam as nossas esperanças”.

Outro assunto que preocupa Cardoso, é o estado da casa que ardeu na Rua do Menino Deus.
O incêndio ocorreu em Maio, provocando a destruição completa do imóvel e do seu recheio, cujos destroços permanecem no local, sendo um perigo para a saúde pública. O caso foi investigado pela Polícia Judiciária.
Como é uma propriedade privada, a Junta não pode fazer nada enquanto não receber uma reclamação dos vizinhos sobre a situação. Só depois se poderão accionar os mecanismos legais, explicou o autarca.
 
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária