o riachense

Domingo,
05 de Maio de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Concelho torrejano não melhorou nada em seis anos, concluiu a CDU

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Findo o périplo pelas freguesias do município, as Jornadas Autárquicas fizeram nas Lapas um balanço muito negativo da governação de Rodrigues no último mandato e meio.

A comitiva visitou as 17 freguesias do concelho de Torres Novas no âmbito das suas Jornadas Autárquicas, que decorreram entre 14 de Março e 22 de Maio, sob o lema Um concelho melhor para todos. Depois de avaliados in loco os principais problemas de cada freguesia, contactadas instituições e colectividades, autarcas e população em geral, discutidos alguns dos assuntos mais relevantes para a desejável melhoria da qualidade de vida das populações, a CDU constatou que pouco se alterou nos últimos seis anos. As conclusões destas jornadas foram apresentadas na sexta-feira, na taberna A Conquilha, em Lapas.

Depois do visionamento de um pequeno filme onde foram exibidos alguns dos problemas do concelho, Carlos Tomé enumerou as situações que urge resolver.

Ao nível socio-económico, diz a CDU, verifica-se o abandono da agricultura e actividades associadas. O sector secundário é praticamente inexistente e o sector terciário tem um excessivo peso económico no concelho com especial destaque para as grandes superfícies comerciais.

Por outro lado, a CDU afirma que existe um grande défice ambiental, onde sobressai a falta de saneamento básico. “A poluição agrava-se em diversos troços de água com evidentes problemas de saúde pública para as populações. O rio Almonda não é objecto da atenção que merece”, explicou Tomé.

A Coligação diz ainda que embora estejam identificadas as diferentes fontes poluidoras, estas continuam impunemente a poluir sem que sejam tomadas as medidas que se impõem para cortar o mal pela raiz.

A CDU adianta ainda que é urgente concluir o Plano Municipal do Ambiente e investimento prioritário no saneamento básico. Ao nível cultural e desportivo, a CDU adianta que existe um abandono do investimento da Câmara Municipal nas freguesias rurais, agravado com atrasos no pagamento dos subsídios às colectividades e falta de apoio na realização de actividades. A descentralização das actividades do Teatro Virgínia é outro dos pontos defendidos pela coligação.

Quanto ao património, a CDU diz que a grande maioria dos edifícios escolares estão vagos, desaproveitados e sem projectos de futuro. Segundo Tomé “há cemitérios mal cuidados, jardins abandonados, parques infantis desprezados, património diverso em degradação, o centro histórico de Torres Novas está abandonado e em degradação cada vez mais acelerada (…) É urgente a elaboração de um Plano Integrado de Recuperação do Centro Histórico interligando os vários programas de intervenção já existentes”, acrescenta.

Por último, a CDU refere que Câmara não respeita o espaço rural, não contacta com a população, não há reuniões de Câmara descentralizadas, nem fóruns de discussão. Carlos Tomé diz que “a Câmara não incentiva nem sequer permite a participação da população da discussão dos assuntos que lhe dizem mais directamente respeito”. Agora, a CDU vai entregar à Câmara Municipal um dossier onde resume a visita às freguesias, apresenta fotografias e expõe as conclusões das jornadas. “Não apontamos apenas os casos negativos. Também apresentamos soluções e sugestões à Câmara. Agora não sei se haverá feed-back”, rematou Carlos Tomé.

Actualizado em ( Quarta, 09 Setembro 2009 21:31 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária