o riachense

Tera,
16 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

“Faltam-nos estruturas adequadas, nomeadamente um relvado sintético, para competir de igual para igual com os outros clubes”

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Ao longo das próximas edições o riachense irá fazer uma viagem pelo futebol jovem do Clube Atlético Riachense

, de forma a tornar público o trabalho que vem fazendo nas classes de formação do clube.
Neste primeiro registo conversamos com Luís Carlos Dias, o responsável da formação no clube, desde há seis anos.

Aos 43 anos, o bancário de profissão, recorda com afeição as responsabilidades directivas que começou por ter no clube, há mais de vinte anos. E foi há meia dúzia de anos que regressou ao Atlético para relançar o futebol jovem, na altura sem actividade por falta de campo de treinos.
Daí para cá tem sido o responsável máximo do futebol jovem e já começa a ver resultados do trabalho efectuado, como é o caso da conquista, na época passada, dos campeonatos distritais de Iniciados e Juvenis, no nível 2, ou seja, em linguagem antiga, da segunda divisão.
Na época que agora se inicia, o Atlético Riachense apresenta seis equipas nos escalões de formação: Juvenis e Iniciados, no futebol de onze, e Infantis (2 equipas) e Benjamins (2 equipas) no futebol de sete, a que se juntam ainda as equipas de Petizes (7 e 8 anos) e Escolinhas (5 e 6 anos), num total de mais de uma centena de crianças e jovens a praticar a modalidade.
“O que nos move não são os resultados, embora todos gostemos de ganhar” refere Luís Carlos e acrescenta: “Pretendemos fomentar a prática desportiva nos miúdos e contribuir para a sua formação social, incutindo-lhes o gosto pelo trabalho em conjunto e o espírito de equipa”.
É segundo esta perspectiva que o clube tem optado por não ir buscar miúdos fora da terra para o representar, quer pelos custos que isso acarreta, quer porque o próprio gosto que os jovens atletas ganham pelo clube é sempre mais genuíno.
Na opinião de Luís Carlos Dias “o maior problema que se coloca ao desenvolvimento do futebol jovem em Riachos é a falta de estruturas adequadas, nomeadamente um relvado sintético, que pudesse ser utilizado por todos os escalões. Sem essas condições estamos limitados à partida”.
E confessa que “sempre que é possível, as classes jovens jogam no relvado do Coronel Mário Cunha, mas é sempre difícil conciliar essa utilização com os seniores, utilizadores naturalmente privilegiados do relvado”.
Mesmo com as condições precárias que existem, num sistema “semi-organizado” e a viver da carolice de uma vintena de amigos, como nos refere o dirigente, o trabalho desenvolvido nos últimos anos tem sido positivo, para o clube e para os miúdos.
Financiar as classes jovens do futebol custa cerca de dez mil euros por ano, entre inscrições, inspecções médicas, despesas de manutenção do campo de Casais Castelos e deslocações, verba que se vai conseguindo através do apoio de algumas empresas e da colaboração dos pais que pagam uma jóia de vinte euros no início da época e mais 2,50 euros de mensalidade para ajudar nas despesas.
Em jeito de remate final da breve conversa, Luís Carlos Dias diz-nos com satisfação: “Se no final do ciclo de formação, quando chegarem aos juniores, se conseguir o aproveitamento de 2 ou 3 jogadores para os seniores, será muito bom e estaremos a contribuir para retomar um Atlético à antiga”.

 

Actualizado em ( Quarta, 20 Outubro 2010 17:42 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária