o riachense

Sexta,
03 de Maio de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Forcados de Riachos usados para a mentira de 1 de Abril

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
 No dia 1 de Abril, é frequente os vários meios de comunicação social divulgarem notícias que não passam de pura especulação, ou não seja o Dia das Mentiras. Foi o caso do site www.tauromania.pt que deixou os aficionados de Riachos mais distraídos cheios de orgulho. A notícia fazia referência ao regresso do Grupo de Forcados de Riachos, demonstrando que Riachos ainda tem algum peso no panorama tauromáquico nacional.
Aqui fica a mentira, que talvez possa ser a semente de algo mais:  

A castiça Vila ribatejana de Riachos volta a ter Grupo de Forcados
Falámos com o Cabo, Ricardo Capoulas Barreto, nas vésperas do primeiro treino do Grupo que se realizará este Sábado, que nos disse que "a Vila de Riachos sempre teve muita afición taurina e deu muitos forcados à Festa pelo que este reaparecimento de um Grupo na terra, além de fazer sentido, está a ser muito bem acolhido". À pergunta do porquê do aparecimento do Grupo agora, Ricardo Capoulas Barreto disse-nos que "como sabem o Grupo dos Riachos participou na inauguração do Campo Pequeno em 1892 pelo que daqui a duas temporadas comemoramos 120 anos e quisemos começar já nesta temporada para chegarmos daqui a dois anos mais rodados e fazermos a comemoração desse aniversário condignamente".
A maior dificuldade inicial está a ser a entrada na ANGF. Na opinião do Cabo dos Riachos isso deve-se à questão da antiguidade do Grupo: "acho que estamos a ser boicotados por grupos como os Amadores da Moita e do Ribatejo, que são de 1903 e 1905. Como nós somos de 1892 isso retira protagonismo a estes grupos que não querem sair à nossa esquerda nas cortesias."
O grande sonho dos Amadores dos Riachos é pegar no Campo Pequeno. "Conforme disse anteriormente o nosso grupo inaugurou a Praça do Campo Pequeno e por isso sentimos que temos legitimidade para pegar em Lisboa. Aliás, já falei com a empresa a quem comuniquei que a Junta da Freguesia está na disposição de ceder 5 autocarros para que a malta da terra nos vá ver e esperamos que este argumento pese. Numa corrida com 3 Grupos, pegando só 2 toiros, podemos ter uma boa prestação. Pegar mais do que 2 é que nesta altura é ainda complicado mesmo contando com a experiência de alguns antigos elementos dos Grupos da Golegã e do Colégio Nuno Alvares de Tomar que fazem agora parte do nosso grupo."
A Tauromania contactou a empresa de Lisboa que nos informou ainda não ter decidido quem pegará na segunda parte da temporada em Lisboa mas que pondera a possibilidade de contar com os Amadores dos Riachos, assim como com todos os Grupos que metem gente na praça. O Concurso de Pegas, que no ano passado foi ganho pelo Grupo de Turlock, é uma das corridas possíveis."
 
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária