o riachense

Segunda,
29 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Novo rumo na Filarmónica

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Carlos Mendes sucede a Dulce Sá na presidência

A Sociedade Velha Filarmónica Riachense tem novo presidente da Direcção. Carlos Mendes, que até aqui assumia apenas as funções de maestro da Banda, é agora também o novo líder executivo da centenária associação, ficando, assim, a acumular dois dos cargos mais importantes da estrutura dirigente da colectividade.

Foi este o resultado mais significativo da Assembleia-Geral da sociedade, realizada no passado dia 6 do corrente, que implica uma alteração profunda na liderança da colectividade. A anterior direcção, liderada por Dulce Sá, não se recandidatou, pelo que a única lista apresentada a sufrágio, apresentada na sessão pelo maestro Carlos Mendes, foi votada e eleita por larga maioria.
A acompanhar Carlos Mendes nesta nova empreitada da sua vida estão, nos cargos mais significativos, Elisa Amado, como vice-presidente, Alina Sousa e Adriano Sousa como secretários e José Júlio Ferreira como tesoureiro. Nos outros dois órgãos da colectividade, José Manuel Martins foi reeleito presidente da Assembleia-Geral e Luís Rainha é agora o presidente do Conselho Fiscal, sucedendo ao emblemático José Paiva.
Como aspectos mais significativos do programa apresentado pela lista eleita, realce para a intenção de melhorar a educação musical e elevar a qualidade da banda, através de acções como realização de master classes, contratação de professores especializados, aquisição de novos instrumentos e aumento do número de actuações da banda. A nova Direcção propõe-se ainda a levar a cabo algumas “medidas estruturais”, designadamente novas salas de aula, edificação de uma barreira física de protecção à saída da sede, isolamento acústico da sala de ensaio, entre outras. Em termos de projecção à comunidade, a equipa ora eleita revela estar empenhada em realizar espectáculos temáticos e diversificados, promover a escolha de repertório através da imprensa local, fazer animação de bairros e divulgar a agenda cultural anual, entre outras iniciativas.
Refira-se ainda que nesta sessão da Assembleia-Geral foi aprovado o Relatório e Contas da colectividade e que a anterior presidente Dulce Sá, bem como a Direcção que liderou, foram aclamados com voto de louvor e gratidão pelos serviços prestados. Recorde-se que esta sócia e antiga música da Banda conduziu os destinos da colectividade ao longo de quase toda a última década década, pois iniciou funções como vice-presidente em 2001 (ao lado do então presidente Bernardino Carrilho) e a partir do ano seguinte assumiu o lugar maior da Direcção, que manteve até agora, sem interrupção ficando já, por direito próprio, a ocupar um lugar na história da colectividade.

Mau tempo prejudica desfile de Carnaval

Entretanto, na terça-feira de Carnaval, o maestro e os seus músicos tinham preparado um desfile de Entrudo pela vila de Riachos que, por ter laivos de originalidade, tinha tudo para ser uma excelente iniciativa. Para isso, os componentes da Banda divulgaram o convite por toda a vila e no dia, trajando a rigor carnavalesco, saíram à rua com intenção de desfilar em corso marcial, tocando os instrumentos da Banda.
E, valha a verdade, estava tudo muito engraçado - até o nosso carismático Manel Péleve, que ia a passar, ficou tão contente só de ver, que voltou atrás e seguiu ao seu lado. A banda, trajando e tocando, lá reuniu em marcha no Largo, com o ambiente animado e, apesar de tudo, público em número significativo para ver e ouvir, sorrir ou gargalhar.
O pior é que o mau tempo estragou a festa. Chuva e frio marcaram presença nesse início de tarde e, por via da conservação dos instrumentos, o desfile teve que ser cancelado. A Banda carnavalesca ainda formou e marchou a tocar até à sede, mas por aí se ficou. Outra coisa não podia ser feita.
Enfim, fica a feliz ideia, a marcar, apesar de tudo, uma tarde diferente de Carnaval no Largo de Riachos. Pode ser que a semente germine e para o ano que vem o sol permita que cresça.


126º aniversário celebrado no dia 7 de Março

A Direcção da Sociedade Velha Filarmónica Riachense tem já definido o
programa para o 126.º aniversário da colectividade, a comemorar no
próximo domingo, dia 7 de Março. Nesse dia, Banda tocará à saída da
missa, fará a actual romagem de homenagem aos sócios e´componentes já
falecidos, no cemitério e haverá depois lugar ao habitual almoço para
componentes e convidados, no salão da Columbófila. O "prato forte"
destes festejos de aniversário vai ser o Concerto na Casa do Povo,
pelas 17 horas, com algumas surpresas.
Actualizado em ( Quinta, 25 Fevereiro 2010 14:44 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária