o riachense

Domingo,
05 de Maio de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Civilis discute cidadania e educação em Torres Novas

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Organizado pela Civilis – Associação para a Cidadania e Desenvolvimento, em parceria com a Escola Secundária de Maria Lamas (ESML), vai ter lugar entre 22 de Outubro e 5 de Dezembro, em Torres Novas, o “Fórum cidadania – um contributo para o futuro”.
Este fórum, cujas conferências decorrerão no ginásio da escola, será um espaço aberto a todos, potenciador de um debate e de uma reflexão plurais tanto nos temas que propõe, como nas abordagens que sugere, como ainda no método que segue na sua organização.

O Fórum está organizado em torno de dois temas principais (Cultura e Educação) e um tema enquadrador (Cidadania), desdobrando-se estes, por debates e acções paralelas ou complementares que impliquem envolvimento e movimento, permitindo, assim, a sua concretização o mais pormenorizadamente possível. A entrada é gratuita.
A sessão de abertura está marcada para amanhã, quinta-feira. Pelas 20 horas, será inaugurada uma exposição de artes, cerâmica, robótica e mecânica. Segue-se uma sessão cultural “Poesia em movimento”, com Jorge Maia e Marta Tomé que antecede a sessão de abertura.
Às 21 horas realiza-se a conferência “Cultura e cidadania – um contributo para o futuro” com Manuel Alegre e moderação de Natal da Luz. Às 22h30, actua o “Choral Phydellius”.
No sábado, pelas 16 horas, terá lugar a conferência “A cultura como eixo estratégico” com Godelieve Meersschaert, Jorge Barreto Xavier, Luís Diamantino, Moita Flores, moderada por António Matias Coelho. Pelas 17h30, Helena Azevedo apresenta o espectáculo de dança “Um coração no tempo”.
O Fórum Cidadania continua a 28 de Outubro. Para as 15h30, está marcada uma oficina de expressão criativa dirigida aos alunos e às 20h30, realiza-se nova conferência, agora sobre o tema “A explicação das nossas tradições: configurações e persistências” com Rita Pote e Aurélio Lopes. O moderador será Carlos Matias. Às 22 horas, as “Camponesas de Riachos” irão apresentar as cantigas tradicionais riachenses.
No dia 30, às 21 horas, estará em debate “Cultura e património” com Cláudio Torres, José António Bandeirinha, Pedro Canavarro, Rui Carita, com moderação de Ernesto Jana. Será ainda inaugurada a exposição de cartazes da UNESCO e Pedro Dionísio, a partir das 22 horas, encerra a noite com o espectáculo musical “www.dyonysyo.com - 12 meses, 12 musicas, 12 downloads”.

 


O Fórum Cidadania prossegue depois em Novembro e Dezembro, cujo programa será divulgado oportunamente.

Actualizado em ( Quarta, 21 Outubro 2009 16:53 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária