o riachense

Segunda,
29 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Cardoso volta a ganhar

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

As eleições autárquicas de domingo deixaram quase tudo na mesma. Em Riachos, João Cardoso (PS) voltou a vencer a Assembleia de Freguesia com 33,6%, mas desceu 8% em relação a 2005 e passou de quatro eleitos para três. A CDU, de Bernardino Carrilho, ficou apenas a 87 votos e subiu 2,1%, chegando aos 30%, ou seja, manteve os três eleitos, mas o sonho de reconquistar a junta não se concretizou. O PSD, de José Figueiredo (18%), subiu algumas décimas e mantém dois eleitos. A lista do BE, liderada por Rodrigo Teixeira, cresceu 6,2% e recuperou o eleito perdido há quatro anos.  


Rodrigues novamente com maioria absoluta
António Rodrigues renovou a maioria absoluta com 53,8%, demonstrando que os torrejanos da cidade e do resto do concelho estão satisfeitos com a sua gestão. O PS continua com cinco lugares no executivo.
O PSD manteve-se nos 20% e João Sarmento vai estrear-se como vereador. A CDU (14,5%) baixou 2,2% mas também aguentou Carlos Tomé na vereação.
O BE (5,85%) e o CDS (3,26%) subiram 1% mas ainda estão longe de conseguir eleger um vereador.
Na assembleia municipal fica quase tudo igual. O PS venceu com 46,9 %, mantendo os 11 deputados, enquanto que o PSD não foi além dos 22,9% ficando com os mesmos cinco eleitos. Já a CDU desceu 2,2% (14,5%) perdendo um deputado para o Bloco de Esquerda (8,2%) que passou ter dois elementos na bancada.

 

PS continua a liderar nas freguesias
Num total de 17 freguesias, os socialistas lideram em 10. Mesmo assim perderam duas em relação a 2005: Lapas para a CDU e Alcorochel para o PSD.
O PSD manteve ainda Chancelaria e conquistou o Pedrógão, ficando a gerir três autarquias, mais duas que em 2005.
A CDU perdeu Pedrógão, mas ganhou Lapas e manteve a Ribeira Branca.
José Gil Serôdio (ex-PS) voltou a ganhar na Meia Via desta vez encabeçando uma lista independente.  

Jaime Ramos volta a dominar
No Entroncamento, Jaime Ramos (PSD) voltou a ganhar com maioria absoluta (52,5%) à frente do PS (24,1%) e do Bloco de Esquerda (11,1%). Quanto à distribuição dos lugares no executivo, o PSD continua com quatro vereadores, o PS com dois e o BE com um. A CDU (8,6%) continua fora do barco.

Maltez sem oposição
Na Golegã, Veiga Maltez desceu de 68,2% para 63,3%, mas arrasou a concorrência ficando o PS com os cinco vereadores no executivo. O grande derrotado foi o PSD que desceu de 16,4% para 9,3% e perdeu o único vereador. Quem baralhou as contas foi o GIVA que chegou aos 11,9%, roubando algum eleitorado aos restantes partidos, mas mesmo assim não conseguiu chegar ao executivo. A CDU também desceu de 12% para 7,8% e o CDS, que não se apresentou em 2005, chegou aos 5,4%.  

Viragem em Alcanena e Ourém
Na região, Sérgio Carrinho (CDU), na Chamusca, e Miguel Pombeiro (PS), na Barquinha, venceram sem surpresa, enquanto que Fernanda Asseiceira (PS) recuperou a câmara de Alcanena. O mesmo aconteceu com Paulo Fonseca (PS) que conquistou Ourém, um (antigo) bastião social-democrata.  
 

Actualizado em ( Segunda, 12 Outubro 2009 20:25 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária