o riachense

Segunda,
29 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Farpadas - Setembro 2009

"Algumas pessoas marcam mais a vida de uma povoação do que outras. Quando essas pessoas morrem, nota-se mais a diferença"

Uma povoação é composta por muita coisa. Ruas, edifícios, paisagens, … e pessoas.
Assim como a peça mais importante de um automóvel é o motorista, assim também, numa povoação, o mais importante são as pessoas que nela habitam.
Quando algumas morrem, nada, nem ninguém, as pode substituir. A povoação fica diferente, nunca mais é como era. Algumas pessoas marcam mais a vida de uma povoação do que outras. Quando essas pessoas morrem, nota-se mais a diferença.
Ainda não há muito tempo morreu o Veríssimo e Riachos ficou diferente. Agora morreram o Joaquim Torrado e o Joaquim Manha.
O Joaquim Manha era 15 dias mais velho do que eu. Nasceu onde acaba a minha rua. O pai dele morreu quando ele era menino. Talvez por isso ele não vinha brincar muito com as outras crianças. Poucas vezes o vi brincar, mesmo em adulto. Levava sempre tudo muito a sério, mesmo as brincadeiras. Depois do 25 de Abril de 1974, fez parte da primeira equipa que assumiu a responsabilidade da Junta de Freguesia, em conjunto com o Mário Duarte (Pilricho) e com o Senhor Francisco Plexa Marques. Aqui deixo a minha homenagem e o meu agradecimento a quem foi capaz de dar muito do seu tempo ao trabalho gratuito em favor de todos.

O Joaquim Torrado, apesar de ser mais velho do que eu, era como se fosse meu irmão. A primeira imagem que tenho dele foi no Largo de Riachos. Naquele tempo, o coreto para a banda tocar era montado em frente da loja da Thieres, ao lado da igreja velha. O Joaquim Torrado tocava na banda filarmónica e eu parece que o estou a ver em cima do coreto a refilar. Já naquele tempo assim era.
Porque não era capaz de estar parado, passou toda a vida sempre a fazer alguma coisa. Homem dos sete ofícios, sabia fazer de tudo na agricultura, mas também na adega, na destilaria ou no lagar de azeite. Quando o visitei na última vez que passei em Riachos e vi que já não podia mexer-se, pensei que não voltaria a vê-lo. Porque ele não era capaz de estar parado, para ele, estar parado, era como morrer.
Muito daquilo que eu sei sobre a minha terra, foi dele que o aprendi.

Há sete anos que não vinha a Moçambique. Agora, há muito mais trânsito, de camiões, de carros, e principalmente de motorizadas. Significa que há mais pessoas com algum poder de compra. Mas parece-me que as diferenças são maiores: os ricos são mais ricos e os pobres são mais pobres. Aumentaram muito os roubos feitos com violência. A esperança numa vida melhor cada vez está mais longe das pessoas e assim cada vez é mais difícil construir uma nação. Mas talvez seja um bom sinal o número de estudantes continuar a aumentar, bem como os edifícios universitários. Talvez assim, dentro de algumas gerações, seja possível o retorno da esperança e uma vida melhor venha a acontecer. O problema é que todos gostávamos de ver, agora, as coisas a melhorarem. Já.
Mas agora, o que há são queimadas sem controlo. Até as árvores como os cajueiros e as mangueiras, que agora estão em flor, são queimadas. Claro que, assim, as produções têm que diminuir, tanto em quantidade como em qualidade. E isto também torna difícil que a vida dos mais pobres seja melhor.
Quando saí há sete anos de Nampula, ficaram aqui dois portugueses, ainda novos, a tentar organizar uma empresa de construção. Com muita competência, trabalho e dedicação, conseguiram criar um grupo de empresas com uma vitalidade enorme. Inclusivamente, estando a triunfar onde outros, com melhores condições, tiveram que desistir. Têm agora quase três mil trabalhadores em todas as empresas, e são os que mais impostos pagam em toda a província de Nampula. Porque o seu programa não é fugir aos impostos, mas sim desenvolver as suas empresas.
Neste momento só tenho uma certeza: se deixarmos de lutar para que as coisas melhorem, então tudo será muito mais difícil no futuro.

Até um dia destes. Joaquim Alberto

Actualizado em ( Quinta, 27 Janeiro 2011 15:03 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária