o riachense

Domingo,
29 de Novembro de 2020
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Orçamento Participativo 2016: controlo das colónias de gatos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Defesa do projecto "Controlo da Proliferação das Colónias de Felinos Errantes na Freguesia de Riachos"


Este projecto tem como objectivo a esterilização de gatos errantes da vila de Riachos, através do programa CED (Captura, Esterilização e Devolução) e legalização de colónias intervencionadas ou a intervencionar.

Para controlar a sobrepopulação de animais errantes, a medida mais eficaz e humanitária é a realização de programas de contracepção.

Ao longo dos anos surgiram em países de todo o mundo programas de neutralização para controlo da população de animais errantes.

Conhecidos em Portugal como programas CED (Programa de Captura, Esterilização e Devolução) estes programas assentam na ideia de que esta prática é a forma mais eficaz no controlo da população animal, uma vez que ao manter os animais no seu local habitual se torna menos provável, por defesa do território com exclusão de novos elementos, a ocupação do mesmo por outros animais.

Desta forma diminui-se, significativamente, a despesa pública decorrente das poucas e ineficazes tentativas de controlo da população de felinos, reduz-se a sobrepopulação e os acidentes provocados pelo excesso populacional de animais errantes, promove-se uma mudança real na qualidade de vida dos animais, melhora-se o meio ambiente e as condições de saúde pública da comunidade.

Concluindo: esta candidatura ao Orçamento Participativo diferencia-se de todas as outras propostas seleccionadas, porquanto o programa CED (Captura, Esterilização e Devolução) procura desenvolver actividades com o apoio único de voluntários, envolvendo a população e não tendo como base o simples apoio financeiro, apoio este que apenas incidirá nas acções de esterilização dos animais e criação de abrigos para alimentação e protecção dos mesmos, ficando a limpeza e manutenção dos espaços, alimentação dos animais e os cuidados veterinários que se vierem a verificar a cargo dos cuidadores voluntários sem qualquer tipo de remuneração.

VOTAR NESTE PROJECTO (P17) É VOTAR NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE, NA SAÚDE E NA QUALIDADE DE VIDA DOS ANIMAIS ERRANTES DE RIACHOS.

“A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados” – Mahatma Gandhi

Céu Simas
Actualizado em ( Terça, 08 Novembro 2016 15:01 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária