o riachense

Sábado,
20 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Bênção do Gado já tem data

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A próxima edição da Festa da Bênção do Gado irá decorrer de 22 a 31 de Julho do ano que vem. A escolha da data da festa maior de Riachos foi uma das novidades divulgadas pela direcção da Associação responsável pela organização dos festejos, numa reunião com os titulares de todos os seus órgãos. 

A data abrange os dois últimos fins-de-semana de Julho, prolongando-se as actividades incluídas no programa da Festa por dez dias. À semelhança das edições anteriores, o cortejo da bênção do gado será o ponto mais alto do programa e será realizado no último dia de festa, um domingo.   

Embora o programa esteja ainda a ser estruturado, a direcção garante que a Festa tem que ser feita pelo povo de Riachos e nessa perspectiva irá incentivar a sua participação em diversas actividades.

Na reunião realizada no Museu Agrícola, em que estiveram presentes cerca de três dezenas de pessoas, foram prestadas várias informações por Carlos Graça e Nuno André, respectivamente presidente e vogal da direcção da Associação promotora da Festa da Bênção do Gado, sobre a evolução dos trabalhos iniciais de organização do certame.

Foram já contactadas algumas entidades na perspectiva de se garantirem os recursos financeiros necessários para poderem custear a Festa, sendo que, de acordo com Carlos Graça, as diligências estão bem encaminhadas.

O Jardim do Tocha será, mais uma vez, o local destinado à instalação do recinto da Festa, uma vez que dispõe de todas as condições e infra-estruturas necessárias para esse fim. A grande novidade no programa será a organização de uma mostra de actividades económicas, a realizar no terreno situado nas traseiras do Centro de Saúde.

Outra das novidades foi a apresentação do logotipo da Festa, o qual reproduz a imagem dos bois ajoelhados, que é já a imagem de marca da Bênção do Gado, conjugada com o desenho estilizado de uma chavelha em tons de azul, em respeito pelas cores da freguesia. Com um design moderno, o logotipo pretende associar a figura tradicional que identifica a Festa com outros elementos que marcam a modernidade.

Uma das iniciativas programadas e que mereceu a concordância genérica dos presentes foi a do espectáculo etnográfico com o povo de Riachos como intérprete único, a realizar na praça de touros. Também nesta edição da Festa se pretende organizar um espectáculo com as mesmas características dos anteriores, que retratavam as origens da povoação e a sua ligação antiga às tradições rurais.

Os responsáveis vão começar a dar corpo ao programa geral com a intervenção activa de muitos riachenses que, naturalmente como vem sendo hábito, se mobilizam para todo o tipo de colaborações, sempre indispensáveis para a concretização da sua Festa.

Actualizado em ( Quarta, 28 Outubro 2015 12:00 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária