o riachense

Sbado,
20 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Intercalares 2015: José Júlio Ferreira

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Eleições Intercalares Para a Assembleia de Freguesia de Riachos - Candidatura do PS

José Júlio Ferreira, José Manuel Ferreira, Sónia Parreira, David Garcia, João Moreira, Célia Inácio, José Ferro, António Gaspar, Sara Sá (efectivos), Germano Moura, Andreia Alexandre e Sebastião Simões. Mandatário: Paulo Pereira

Em primeiro lugar, quero dizer que me candidato porque conjuntamente com os riachenses, com as nossas colectividades, considero-me capaz de ajudar a melhorar a nossa Vila e penso que tenho condições para o fazer, porque tenho conhecimento dos problemas e dos anseios da nossa comunidade, experiência – inclusive na Junta - da forma e dos caminhos para ultrapassar certos obstáculos. Quero, também, devolver a Riachos o muito que já me deu, o carinho, o apoio e a amizade de todas as pessoas com quem tenho trabalhado nas colectividades e colocar o melhor de mim, se for eleito, ao serviço da população.

Candidato-me pelo PS, mas isso não invalida a que tenhamos como grupo uma voz reivindicativa e assertiva num espírito de diálogo e de construção junto do Município e rejeitando a política do “bota-abaixo”. Não hesitaremos em mobilizar gentes e vontades para reivindicarmos o que temos direito, desde que metam Riachos à frente da político-partidária. Não vamos pedir, vamos exigir aquilo a quem direito. Só pode duvidar disso quem não me conhece, quem não conhece a minha forma de trabalhar. Sobre o programa queremos dizer que, quando assumimos algumas obras a curto prazo, como a intervenção no Largo da Igreja Velha e melhoramentos na Casa do Povo, estamos a fazê-lo sem haver ainda compromisso da Câmara para essas obras, mas sabemos como “dar a volta à situação” se isso não acontecer. Já, por exemplo, todos falam na urgência de acabar o Pavilhão e nós também queremos isso e vai ser umas das nossas “lutas” e acreditamos que a vamos vencer, mas devido aos valores envolvidos, não podemos prometer que vai ser resolvido no imediato, porque tem de ser exclusivamente o Município através do orçamento municipal ou de apoios comunitários, se os houver para o efeito, a fazer a obra.

Outras medidas do programa: Apoiar as colectividades e suas iniciativas, especialmente, aquelas que afirmem a identidade riachense e um apoio efectivo à Festa da Bênção do Gado de 2016; Melhorar a comunicação entre a Junta e a população através da criação duma página na internet da freguesia e outros meios de divulgação e preparar ainda um acesso fácil para todos no edifício da Junta para implantação do “Espaço Cidadão” e também criar, ainda a definir, outros serviços de apoio à população; Apoiar de todas as formas possíveis e incentivar as iniciativas para a despoluição do rio Almonda e criar dinâmicas para que este “crime ambiental” pare definitivamente; Campanha de sensibilização para a importância da reciclagem e na deposição do lixo e manter actualizada uma lista de “pontos negros” ambientais da freguesia e exigir uma solução activa para os mesmos; Diligenciar para o arranjo rápido da estrada da Quinta do Melo/ Boquilobo, que, segundo informações, já se conhece a empresa apurada e o contrato poderá estar assinado dentro de duas semanas e de imediato o início da obra; Apoiar e incentivar a aquisição do mercado pelo Município e definir em parceria uma estratégia de dinâmica sociocultural; Diligenciar para o reforço de parte do muro do cemitério com vista ao seu alargamento e segurança e encontrar solução para a sustentabilidade do espaço referido; Tentar o asfaltamento das ruas de S. António e Poço Novo de Casais Castelos e outras em Riachos; Reforço da necessidade de conclusão do pavilhão, ginásio e zona envolvente; Diligenciar para a dignificação da barreira na Rua da Bênção do Gado; Arranjo da zona envolvente à rotunda dos bois e passeios entre a mesma e a rotunda Fernando Cunha no Tocha; Promover a dinamização da 2ª Fase da zona industrial pressionando para a eliminação dos bloqueios existentes; Tentar o alcatroamento da estrada da canada do Lavra da Golegã ao parque intermodal e arranjo de outras dentro da Vila; Alindamento e tentar uma intervenção no largo Carlos da Luz, Botequim; Apoio à substituição do relvado por um sintético no Campo de Jogos Cor. Mário Cunha ou tentar outras parcerias que permitam a instalação dum sintético para futebol de sete a curto prazo, evitando que os nossos “miúdos” vão para terras vizinhas; Diligenciar para a criação dum Jardim em Casais Castelos (largo do depósito da água); Não desistir dum verdadeiro parque das merendas (para após a despoluição do rio Almonda, mas iniciando já o estudo e projecto do mesmo) e envolvente junto ao rio de forma a criar um verdadeiro espaço de lazer; Estudar a viabilidade dum circuito pedonal/ciclovia ligando zonas de lazer dentro da freguesia; Promover passeios ou visitas para reformados e estudar outras formas de ocupação de tempos livres para esta faixa etária; Reavaliar o ordenamento de trânsito em Casais Castelos e Riachos e alterar o que se entender necessário.

Como se verifica, o nosso é praticamente igual ao das outras candidaturas, uns estão mais bem escritos, outros menos, mas quase nada nos diferencia. Isto resulta do facto dos problemas e anseios dos riachenses estarem muito bem identificados mas a nossa candidatura, simples de palavras mas activa nas atitudes, tem um espírito independente, uma confiança que nos advém do conhecimento e da experiência que os outros não apresentam e que no curto espaço de tempo que este mandato vai ter – 2 anos – vai ser de muita utilidade e também por isto julgamos que é merecedora de confiança para os eleitores.

 

O que considera ser mais urgente tratar na freguesia?

É difícil responder tendo em conta o vasto leque de necessidades mas tendo em vista que em 2016 vamos ter a Festa da Bênção do Gado, é prepararmo-nos para a receber. Por isso as nossas primeiras medidas serão manter e melhorar os espaços verdes e rotundas; preparar as “entradas” da Vila fazendo as intervenções necessárias; intervir no Largo da Igreja Velha; fazer melhoramentos na Casa do Povo. Isto não invalida que em paralelo continuarmos a trabalhar noutras frentes do nosso programa.

Qual vai ser a posição que vai tomar em relação ao protocolo de delegação de competências?

Reunir de imediato com o executivo da Câmara, dando conta que rejeitamos os valores que estão em cima da mesa e defender a posição do actual presidente e executivo da Junta como ponto de partida para uma negociação já muito condicionada com o facto de apenas a freguesia de Riachos ainda não o fazer. Relembramos que em Junho de 2015 a última proposta era de cerca de 19 mil euros para os espaços verdes, limpeza de arruamentos, parque escolar e envolvente das escolas contra uma proposta da Junta que rondava os 36 mil euros. Defendemos ainda que toda a freguesia deve ser considerada e não só Riachos como a Câmara pretende, não considerando Casais Castelos e Nicho.

Actualizado em ( Sábado, 03 Outubro 2015 13:48 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária