o riachense

Quinta,
17 de Agosto de 2017
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

38 anos e a contar

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

Daqui a poucas semanas, O Riachense comemora 38 anos de publicação após a retoma do jornal em 1977. Ao longo destes anos, muitas vezes complicados mas teimosos, muita coisa mudou em Riachos, no jornal e na própria maneira de fazer jornalismo, particularmente em relação ao imediatismo da notícia e à construção de redes de leitores e audiências a quem os jornais se dirigiam.
 
Não querendo desvalorizar o papel de “registo de comunidade” que um jornal local também deve ser, a nossa dimensão noticiosa perdeu já muito da sua necessidade e da sua eficácia, em tempo de redes sociais e de instrumentos de captação e difusão de imagens e de acontecimentos quase instantâneos.
 
Por isso, reflectindo sobre essas mudanças e as suas implicações na maneira de fazer jornalismo, mas também por causa das dificuldades materiais e financeiras, nunca escondidas aos nossos leitores, para a manutenção d’ O Riachense no seu formato actual, mas sem querer abdicar dos nossos objectivos de atenção activa à comunidade de que fazemos parte, vamos começar o ano de 2016 também com mudanças.
 
A nova fase do nosso projecto está ainda a ser preparada com cuidado, mas podemos anunciar a passagem do jornal a mensário já em Janeiro, continuando a assumir-se como jornal, ou seja, dando primazia ao acompanhamento da actualidade e ao seu tratamento jornalístico, mas procurando dar mais espaço e outra respiração a essas notícias, reforçando a reportagem, a entrevista, a discussão dos assuntos que forem ganhando importância para as nossas vidas e as nossas terras.
 
Vamos contar com novos colaboradores e com novas áreas temáticas, numa edição com mais páginas e outro apuro gráfico, procurando assim compensar o maior espaçamento entre cada edição.
 
Ao mesmo tempo, para que o acontecimento seja acompanhado no momento certo e para que haja maior possibilidade de reacção e interacção dos nossos leitores, será melhorada a nossa presença nas redes sociais, através do Facebook e do site do jornal.
 
E vamos, certamente, poder continuar a contar com o apoio e a colaboração dos leitores, dos assinantes e dos anunciantes que, até hoje, têm sido o suporte do nosso trabalho.
 
Temos quase 38 anos, mas queremos continuar a contar, aniversários e tudo aquilo que interessa à vida desta terra e das terras de que os riachenses fazem parte.

Actualizado em ( Quarta, 28 Outubro 2015 11:12 )  

Opinião

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?

 

João Triguinho Lopes

A grande feira de todas as contradições