o riachense

Quinta,
25 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Ricardo Triães

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
 

Uma ideia para Riachos

Votar na nossa casa
 
Aceitando o repto d’O Riachense, aproveitei para reflectir sobre a actual situação da vila e da relação entre os riachenses e o poder local. A crescente abstenção (49,44% face aos inscritos), mais os votos nulos e brancos (7,25%) fez com que nas últimas eleições os votos nos partidos ou nas pessoas/movimentos de independentes se tenha reduzido a pouco mais de 40% dos inscritos. Dos 4589 inscritos nas últimas eleições, apenas 2320 votaram, e o presidente da junta de freguesia foi eleito com 787 votos, isto é, 17,1% dos riachenses que podiam votar.
 
Parece-me que a crescente falta de “voz” dos riachenses face ao poder local, tendo muitas origens, uma delas está na crescente desresponsabilização dos eleitores, começando no dia das eleições, com o facto de não se deslocarem à Casa do Povo. Que ironia, o povo pode votar na “sua” casa, mas nesse dia nem todos aparecem por lá. 
 
Um outro aspecto fundamental para que a relação entre os riachenses e o poder local seja cada vez mais fria, vem da falta de projectos da câmara municipal para o concelho, vulgarmente designado por descentralização. Existem coisas a centralizar, como forma racional de gestão dos parcos recursos, mas por outro lado há que criar condições em todo o concelho para que a centralização aconteça. A melhoria das condições económicas (como a fixação de empresas e a criação de postos de trabalho), sociais (melhores condições no acesso à saúde, assistência social, etc.), culturais (como a melhoria das condições de educação, acesso à biblioteca, museus, espectáculos, etc.), entre outras.
 
Os recursos financeiros transferidos para a junta de freguesia são parcos, motivo pelo qual o anterior executivo se demitiu. E o que vier não terá melhores condições. Se vencerem as cores do partido da câmara, melhor para esta, mas provavelmente pior para os riachenses. A falta de recursos financeiros do município, mas principalmente a falta de projectos sustentáveis e credíveis para o concelho, não permitem que se faça grande coisa fora da cidade. Ou então, faz-se qualquer coisa antes das eleições, daquelas que não interessam aos riachenses. Se quisessem ter contribuído para a melhoria das condições dos fregueses de Riachos tinham dado as condições ao anterior executivo evitando que este se demitisse.
 
Se vencer a oposição, logo se verá. Se o número de votantes aumentar,se aumentar a confiança e o sentimento de apego a esta vila, poderá construir-se algo mais para as pessoas. Fora do universo político-partidário é necessário fortalecer o associativismo e a interacção entre os riachenses, reforçando o sentido de comunidade. Para começar, não precisamos de muito, basta participar, votando. E não vale a pena lamentarmo-nos de que são todos iguais, que fazem todos o mesmo, quando muitos nem sequer votam. As ideias e os projectos estão aí, escolham o que melhor serve os interesses dos riachenses e sem demagogia.
 
 
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária