o riachense

Sábado,
20 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Pedro Barroso é candidato ao Parlamento pelo PDR

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

O músico Pedro Barroso é o cabeça-de-lista da candidatura do Partido Democrático Republicano pelo círculo de Santarém às eleições legislativas de 4 de Outubro.

Segundo uma nota de imprensa do partido, Pedro Barroso foi convidado pelo presidente do PDR, António Marinho e Pinto, e pelo Conselheiro Nacional do Ribatejo, Eduardo Milheiro. Pedro Barroso concorre a deputado da Assembleia da República como independente e o desfecho é improvável. Apesar da votação surpreendente que Marinho e Pinto teve nas Europeias de 2014 poder à partida trazer optimismo ao músico riachense, o facto de o PRD nunca ter concorrido a eleições e de Pedro Barroso ser uma figura nacional que vem de fora da política dificultam as previsões.

Barroso nunca exerceu cargos políticos e nunca pertenceu a nenhum partido mas integrou as comissões nacionais das candidaturas presidenciais de Maria de Lurdes Pintassilgo, Mário Soares, Jorge Sampaio e Manuel Alegre.

A recuperação dos valores da revolução do 25 de Abril, o apoio às actividades culturais e a preservação dos valores culturais portugueses têm sido manifestamente temas caros ao cantor, sendo certo que serão temas de campanha.

Na lista do PDR surge em segundo lugar Alexandre Zagalo, que foi candidato à Câmara do Entroncamento pelo PS em 2009.

Nomes da região nas listas distritais

Além de Barroso, o bloquista Carlos Matias é o outro cabeça-de-lista de Santarém nas eleições legislativas. Ainda assim, a tarefa do vereador da Câmara Municipal do Entroncamento é complicada: recuperar o deputado eleito por Santarém que o Bloco de Esquerda perdeu em 2011, quando sofreu um significativo revés eleitoral. Ainda por cima, nas eleições deste ano observa-se uma redução de 10 para 9 deputados eleitos pelo distrito de Santarém, sendo proporcionalmente os partidos mais pequenos os mais prejudicados.

Atrás de Matias surge Margarida Moleiro, uma torrejana que se estreia na política como número dois da lista do Bloco por Santarém. Moleiro trabalha nos serviços culturais da Câmara, no Museu Municipal Carlos Reis. Manuel Borrego, do Entroncamento também está nesta lista, assim como Lia Ribeiro, de Torres Novas.

Já conhecida é também a presença de Filipa Rodrigues na terceira posição da lista da CDU, que elegeu o deputado António Filipe nas últimas eleições e que apresenta o mesmo candidato nas de 2015. A torrejana Cristina Tomé também está na lista da CDU, mais para baixo, assim como Rui Ribeiro Rodrigues, do Entroncamento.

PSD/CDS e PS apresentam no topo das suas listas nomes nacionais das estruturas partidárias. No caso da coligação no governo é a deputada lisboeta Teresa Leal Coelho que está em primeiro. A deputada Isilda Aguincha, do Entroncamento, surge em sexto lugar e, segundo as recentes sondagens, não é provável que volte a ser eleita.

O PS tem Vieira da Silva, também de Lisboa, como cabeça-de-lista. Mais para baixo, na lista do PS estão também Maria da Luz Lopes (Torres Novas), Mário Balsa (Entroncamento) e Joel Marques (Carregueira).

Actualizado em ( Quinta, 27 Agosto 2015 10:10 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária