o riachense

Quinta,
18 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

O recomeço da continuidade?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Este Verão, de aquecimento para a campanha eleitoral que marcará aquilo a que se convencionou chamar a reentrada nos quotidianos normais, após uns dias de férias ou de pausa nas rotinas do resto do ano, esboçamos uns sorrisos tristes com os anedóticos cartazes de propaganda do PS e da coligação do governo.

Uns, que parecem nem saber muito bem de que é que andam a falar, inventaram uns personagens para interpretar umas histórias tristes, infelizmente verdadeiras. Outros, que sabem muito bem do que não lhes convém falar, foram lá fora contratar uns bonecos a uma agência de modelos para melhor atirar para o ar uns pós cor-de-rosa e uns fumos de ilusão de feira, pouco ralados já em saber se a coisa pega ou não.

Uns e outros, que de há décadas para cá se apropriaram do País e do estado repartindo entre si o saque dessa conquista, noutros tempos mais esperançosos apenas teriam dado origem a umas piadas com pouca graça mas sem grande mossa, que a gente tinha mais que fazer e tudo isto passaria rapidamente.

Agora, no entanto, aqueles cartazes produzidos pelas mesmas agências de comunicação e com as mesmas técnicas com que se vendem sabonetes ou automóveis, são bem mais que mera incompetência ou pouco siso. São símbolos bem claros do vazio de ideias e de projectos de sociedade com que aqueles partidos se apresentam ao eleitorado, mas também símbolos de como isso já pouco (lhes) importa, porque a política agora é outra coisa e nessa “política” do ruído e dos negócios eles são mestres, e isso lhes basta.

Já há muitos anos, apanhando muitos de nós distraídos ou pouco convencidos, estes tempos baços e indefinidos tinham sido anunciados por quem trabalhava activamente para que eles chegassem. Margaret Thatcher, primeira-ministra britânica, dizia alto e bom som: não existe essa coisa da “sociedade”.

O desenho do futuro-agora-presente estava feito, mesmo que não tivesse sido imediato. O que passaria a haver, como agora bem sabemos, seriam tempos de circunstâncias e interesses

E nesses tempos, que são os que vivemos, as circunstâncias e os interesses privilegiam quem melhor está preparado para eles, se for preciso, nem que seja à custa de todos os outros.

Será este simulacro de realidade – e da apresentação do seu simulacro maior, a da “inevitabilidade dessa realidade” – que definirá a encenação da política que nos espera nessa tal reentrada no mundo-de-todos-os- -dias, um recomeço da continuidade que nos levará ao ritual esvaziado marcado para 4 de Outubro.

Mas havendo também nesse dia eleições para Riachos, por muito limitada que seja a possibilidade de acção institucional que delas resultar, há também oportunidade – ainda! – de apresentar ideias, de sonhar com outros modos de viver a terra, de convocar discussões e hipóteses, tentando com elas entreabrir uma porta para outros futuros. É isso que vamos procurar trazer nas nossas páginas neste e no próximo número, sem procurar sobreposições nem abafar os programas partidários nem tentar marcar a agenda eleitoral, continuando a crer que as organizações políticas ainda são da maior importância na mediação da intervenção na vida colectiva.

Mas com a esperança que as vozes que formos apresentando se lhes possam somar e sejam sementes para muitas outras e que as ideias floresçam e dêem frutos.

Actualizado em ( Quinta, 27 Agosto 2015 10:01 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária