o riachense

Quinta,
18 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Fernando Saraiva venceu concurso de história riachense

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Momento de concentração antes das perguntas

O grande vencedor da final do Domingo às 4, o concurso de história e cultura riachense promovido pelo Núcleo de Arte de Riachos, foi Fernando Saraiva, que atingiu os 89 pontos após uma final relativamente renhida. A última sessão realizou-se no dia 30 de Novembro, e teve como outros concorrentes Isabel Luz (62 pontos) e José Manuel Gonçalves (55 pontos).
 
A festa de encerramento e entrega dos prémios (escultura de Pereira Jorge, quadro de Carlos Antunes e jarra de Conceição Lopes e carteira de Ana Triguinho para os três primeiros lugares, respectivamente) aconteceu na Garagem das Artes, ao longo do dia 7 de Dezembro, em ambiente de convívio, com couves com feijões e gulosices para toda a gente e terminando em festa com bailes de roda.
 
O campeão das respostas sobre a sua terra é um dos mais produtivos membros do NAR, desenvolvendo trabalho na pintura, artesanato, música e poesia. Aos 57 anos, Fernando Saraiva disse modestamente que “as perguntas calharam bem, porque há pessoas mais entendidas em Riachos do que eu”. 
 
Ao todo foram feitas 972 perguntas desde o início deste projecto de concurso quiz sobre Riachos, em Fevereiro passado. Houve 35 concorrentes (alguns repescados acabaram por repetir a presença) e os últimos dois meses foram dedicados à fase final. Além de Pereira Jorge, que foi o apresentador de serviço, na organização, que incluía a contabilidade da pontuação, a cronometragem das respostas e o registo fotográfico, estiveram Ana Triguinho, José Manuel Gonçalves, Teresa Gonçalves, Carlos Antunes, Manuel António, Conceição Lopes e Emília Duarte.
 
O objectivo desta iniciativa, recordemos, segundo Pereira Jorge, era chamar as pessoas a interessar-se e a ganhar curiosidade sobre os factos históricos e sobre aspectos da cultura local. A segunda edição começa em Fevereiro de 2015.
 
Entretanto o NAR começou no dia 14 de Dezembro a nova actividade destinada a criar dinâmicas entre as pessoas participantes. No espaço Fale-me de si… e outras peripécias, também aos domingos à tarde, um convidado fala sobre a sua experiência de vida, contando episódios merecedores de serem contados.

Poesia em destaque
Entretanto este mês houve ainda mais um Encontro de Poesia do NAR, no dia 6, que foi especial por ter sido a 50.ª edição. Os poetas do NAR estão também a ser alvos de uma “exposição de poesia”, na USF de Riachos, que lá fica patente até 7 de Janeiro. A exposição tem a participação especial de Francelina Costa, a médica coordenadora do posto médico e poemas a título póstumo de Chico da Clara.
 
Também a habitual mostra de artesanato de Natal na rua Dr. José Marques (atelier de artesanato do NAR) está aberta até dia 29 de Dezembro.

Actualizado em ( Segunda, 22 Dezembro 2014 15:34 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária