o riachense

Segunda,
29 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Nova Augusta está na rua

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

 

Foi lançado o número de 2014 da revista de cultura Nova Augusta. O n.º 26 desta revista iniciada em 1962 (a mais antiga do distrito em publicação) inclui catorze artigos sobre história, arte, biografias, estudos sociais e arqueologia na área, ou relacionados, com o concelho de Torres Novas.

Maria da Conceição e Manuel Geada (sobre a estadia dos franceses no Pedrógão durante a terceira invasão), Gabriel Feitor (movimentos de oposição ao Estado Novo em Alcanena), António Mário Santos (agricultura, o comércio e a indústria no concelho de Torres Novas entre 1851-1877), Cátia Salvado Fonseca (sociabilidade da mulher de oitocentos a propósito da família Silva Mendes, da Golegã), Tiago Cubeiro (sobre a roda dos expostos de Torres Novas), Paulo Gregório (programa de obras de arte na igreja do Salvador), Joaquim Rodrigues Bicho (sobre a capela dos Anjos), Franklin Pereira (inventariação das cadeiras em couro lavrado do município), Manuela Poitout (sobre a obra de Júlio de Sousa e Costa, ligado à administração do concelho da Barquinha), João Carlos Lopes (sobre Torres Novas “no tempo do ié-ié”, a respeito da fundação dos Kalyfas e dos Gringos), Marco Liberato e Helena Santos (trabalhos arqueológicos na capela dos Anjos), João Palla Lizardo (cabeceiras de sepulturas medievais), Sandra Lourenço e Gertrudes Zambujo (passado e presente da arqueologia torrejana) e Luís Miguel Batista (sobre o cardeal D. José Manuel da Câmara, a respeito do tombo oitocentista da sua Quinta do Vale do Seixo, na Atalaia).
 
Este número assinala ainda o 150º aniversário do nascimento de Gustavo Pinto Lopes, fundador da biblioteca e do museu municipais. Na nota introdutória diz-se que «anteviu a importância (…) da publicação de obras e estudos de história local e incentivou, nos anos 30 do século passado, a edição de importantes obras de Artur Gonçalves, um gesto decisivo, na sua durabilidade material e imaterial, para a percepção que temos hoje do que é a nossa comunidade concelhia, a nossa identidade histórica e cultural e a missão a que, em prol dela, devemos dar continuidade».
 
Refira-se que o ensaio de João Carlos Lopes serve de aperitivo para o aguardado livro que se anuncia para breve sobre a “música moderna” no concelho, desde a década de 50 aos anos 80 do século passado.
 
 
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária