o riachense

Sexta,
19 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Não tinha defesa possível

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
 
por Carlos Tomé

Às vezes não usava boné para não despentear a poupa a imitar o Costa Pereira, mas mesmo contra o sol mandava voos extraordinários e ia lá acima dar uma palmada à bola quando o golo era mais que certo. Dizia a má-língua que eram defesas para a fotografia, mas isso era falso porque ninguém tirava fotografias a um jogo de futebol. Invejas. Alberto Barbeiro era o melhor guarda-redes da região e um verdadeiro símbolo do Atlético. É claro que beneficiava da vantagem de não ter atrás de si aqueles cachopos insuportáveis arregimentados pelo Zé Paula a troco de rebuçados a fazerem uma chinfrineira dos diabos que tornavam a vida dos guarda-redes adversários num autêntico inferno. Mas isso não lhe retirava o mérito. 
 
A fama do Alberto Barbeiro era tão grande que se deixasse passar pelo meio das pernas uma bola atrasada por um defesa, a malta dizia logo em uníssono “não tinha defesa possível” imitando a frase de honra do grande guarda-redes. E se calhar por causa dessas e doutras é que os maldosos lhe deram o epíteto de Alberto dos Frangos, mas desses não reza a história. Qual Yachin qual carapuça, equipado a preceito, Alberto Barbeiro punha a um canto o aranha negra russo. E quando voava ninguém o agarrava. Tão grande foi a estirada no início daquele jogo para tentar agarrar uma bola que ia ao cantinho, que o Alberto ergueu-se nos ares e voou com a leveza do jiquiri em voo picado, ultrapassou as linhas do campo, passou por cima do muro do Campo da Raposa, e foi estatelar-se mesmo em frente ao Manel Pé Leve que vinha a entrar e que gritou de imediato “insiste, insiste” pensando que o grande guarda-redes estava a fazer exercícios de aquecimento. 
 
Naquela noite o ringue ia estar com lotação esgotada e o Fernando Conde já estava no Central em compasso de espera à espera da restante equipa. Como era o guarda-redes, Mário Boneco era o mais desgraçado pois tinha que carregar os patins, joelheiras, caneleiras, cotoveleiras, luvas, máscara e stick. Antes do desafio começar aqueles jogadores de hóquei já levavam a canseira de terem que alombar com o material. Mas o jogo era um prazer. A estes juntava-se o Esticadinho, o Fernando Marques, o Carlos Serra e o Victor do Stand. E formavam a melhor equipa de hóquei que alguma vez pisou o cimento do ringue do Centro Paroquial mandado construir pelo Padre Custódio, também conhecido por Padre Lagartixa, vá-se lá saber porquê. Eram os artistas dos patins, brilhantes em tudo, só não tinham a graciosidade da patinadora Quina que encantava multidões, mas de resto eram iguais. Toda a equipa queria imitar o Livramento, o Adrião, o Rendeiro e o Ramalhete. E às vezes até conseguiam como daquela vez em que o Fernando Conde driblou três adversários que nunca tinham andado de patins, passou com o stick rente ao nariz do capitão que o obrigou a parar como se estivesse em frente ao sinaleiro maneta da Golegã, espetou uma sticada ao guardião adversário que sofria de hemorróidas e por isso não se podia agachar nem viu, malditas cataratas, a bola de alcatrão a beijar as redes empurrada pela habilidade do Livramento. Foi um golaço. Não tinha defesa possível.
 
O feito foi comemorado efusivamente por toda a equipa de tal modo que o Esticadinho lançou o stick ao ar com tanta força que este apanhou em cheio o azarento guarda-redes da equipa adversária, arranhou a fachada do árbitro que não tinha marcado um penalti clarinho a favor da equipa da casa, sobrevoou o ringue, deitou abaixo um rajá que um cachopo lambuzava deliciado e foi atingir a cabeçorra de um apoiante da equipa adversária que lhe fez um galo de todo o tamanho de tal modo que ainda hoje quando a ave canta de manhã o desgraçado até se encolhe com medo que outro stick lhe caia em cima. Ficou traumatizado para o resto da vida.
 
Na barbearia do Alberto Barbeiro havia toda a sorte de leitura, A Bola, O Século, Diário de Notícias, Diário Popular mas também revistas como a Plateia e a Flama. Mas o que os clientes procuravam à socapa, assim como quem não queria a coisa, eram as revistas mais requisitadas da época e que estavam escondidas. A Gaiola Aberta do José Vilhena, as artísticas como a Playboy ou as mais ousadas como a Gina de autor desconhecido eram as mais requisitadas pela freguesia entre um corte de cabelo e uma barba. 
 
Depois de proporcionar a boa leitura e de escanhoar um cliente na perfeição, o Alberto fazia o troco no Central por uma imperial fresquinha porque o manejo da tesoura dava umas securas dos diabos, quando entra o Meio Litro, o Joaquim Malóis, o Manel da Patrícia, o Mário Barroso, o Marzia, o Zé Perra e o Mário Pescador, notáveis craques do Atlético. Pronto, estava a tarde entornada. Na barbearia os clientes faziam uma bicha que já ia a chegar ao café do João Sousa à espera do Alberto, mas não havia quem conseguisse impedir a troca de galhardetes e o desafio animado dos gloriosos artistas da bola à pala de imperais e de muitas histórias deliciosas. 
 
Quando o Alberto Barbeiro decidia ir aviar os fregueses nunca lhe aparecia nenhum a querer fazer a barba. Vá-se lá saber porquê. Era um mistério. Havia até quem dissesse que o Alberto era exímio a escanhoar com um copo a mais e que a navalha de barbear deslizava com maior suavidade pelos gasganetes dos fregueses, como faca em manteiga no Verão. Mas isso nunca se provou. Nunca houve garganta que se atrevesse a tal.  
 
Actualizado em ( Quarta, 12 Novembro 2014 12:40 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária