o riachense

Sbado,
20 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Casa Vitória

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Vitória Fonseca está há 41 anos a tomar conta da taberna que agora é um café
 
Já fui uma taberna (4)
 
É muito comum ouvir dizer que Riachos é uma terra de cafés e cabeleireiros. Se assim é, então podemos dizer que noutros tempos foi uma terra de barbeiros e tabernas. Às vezes, anexados às tabernas estavam as lojas, outras vezes estavam barbearias. O que é há mais de 40 anos a Casa Vitória, na Estação, foi em tempos a taberna do Santo Antoninho, que fazia “o melhor comer” de Riachos, e a taberna do Abílio, que ali abriu o primeiro cabeleireiro de mulheres da aldeia.
 
A intensa actividade que havia permanentemente na zona da então chamada Estação de Torres Novas garantia sempre muita clientela às duas tabernas que ali havia. Havia sempre gente de passagem para a estação, os próprios trabalhadores da via e os trabalhadores das indústrias e armazéns das redondezas (armazém da CUF, os armazéns do trigo e de fertilizantes, a fábrica do álcool, a Torrejana, a Unital, a mercearia do Manel da Estação, os tractores, os camiões, os carros de bois e, claro, a estação dos comboios que trazia diariamente gente de tão longe quanto Minde). Falando com testemunhas da vida na pacata aldeia rural de meados do século XX, os adjectivos sobre o movimento na Estação variam sobre um mesmo significado: “doido”, “diabólico”, “maluco”.
 
Era assim especialmente ao meio-dia quando as tabernas (apesar de abrirem cedo e fecharem tarde) se enchiam de gente. O vinho consumido era muito, especialmente pelos trabalhadores como os “putos das sacas”, que carregavam às costas sacas que pesavam até 100 quilos da estação para o armazém da CUF (onde hoje está a oficina do Coelho). 
 
O máximo que a memória chega é à taberna do Santo Antoninho, que lá esteve até 1955. O Santo Antoninho era António Antunes, um exímio cozinheiro da Escola Prática de Cavalaria (onde hoje está a Escola Prática de Polícia) em Torres Novas, que abriu em Riachos a taberna que tinha “o melhor comer” ali à volta. Cozinheiro a vida toda, quase nunca era visto na taberna, pois o seu lugar era ao fogão. Era Justino, o filho, que estava ao balcão, personagem eternizada como o “Abrenúncio”, devido à expressão que ouviu numa cerimónia religiosa e que passou a vida a repetir para gáudio dos clientes. Nos anos 50, a família Antunes mudou-se para o centro do Entroncamento para explorar a casa Vila Franca. O Abrenúncio abriu mais tarde duas tascas, uma junto à Unital e outra logo junto à ponte do Paul, perto do local onde mais tarde surgiu uma conhecida casa de fataça e enguia.
 
Abílio de Matos Branco, o barbeiro do outro lado da estrada, foi o senhor que se seguiu. Manteve os dois negócios durante algum tempo, teve um barbeiro a seu cargo e o jovem Alberto que vendia jornais de porta a porta. O Alberto Barbeiro, homem de meticulosa memória, foi herdeiro de ofício do Abílio e garante que o Abílio veio do Pedrógão em 1939 para aprender a ser barbeiro com o Artur Manha, nos Riachinhos. Alberto lembra-se, por exemplo, que se vendia tanto vinho que às sextas-feiras a barbearia nem sequer abria, porque era preciso fazer as contas dos clientes que durante a semana entravam e saíam durante todo o dia para beber um copito de cada vez.
 
No tempo da taberna do Santo Antoninho, a mais antiga de que há memória, era o filho Justino que trabalhava ao balcãoEntretanto o Abílio foi para Lisboa aprender a ser cabeleireiro de mulheres e, quando regressou, abriu ao lado da taberna um espaço dedicado a elas. Nessa altura, no Largo já havia a Maria do Céu, que cortava o cabelo a mulheres, mas foi na taberna/cabeleireiro do Abílio que foram feitas as primeiras permanentes da terra: “saíamos de lá com uns caracóis que até parecíamos umas pretas”, diz a rir-se uma das actuais clientes da Lolita, a filha que herdou o salão que o Abílio abriu na zona do Largo, menos de uma década depois de ter ficado com a taberna.
Sempre arrendada a Ermelinda Marques (irmã do Dr. José Marques), no par de anos que se seguiu a taberna foi gerida por Feliciano Granata (da Caveira, também barbeiro, é um dos mais carismáticos adeptos do Atlético) e pelo Redol (da Golegã, trabalhador dos Luzes).
Até que veio outro dono efémero, o José Fernandes, pai da Vitória. Deixou a taberna que tinha no Rossio de São Sebastião, em Torres Novas, numa esquina que já não existe, para vir para a Estação. Dois anos depois, em 1970, deixou o negócio à filha, originária do Casal do Picoto, que andava então a vender têxteis nos mercados com o marido. Quando morreu o marido, Vítor Fonseca, mudou o nome para Casa Vitória e só há poucos anos actualizou o alvará, tornando a taberna em café.
 
Aspecto da velha sala dos «comeres», com a pipa ao fundoO fim das tabernas veio com as mudanças da sociedade, mas veio principalmente pela via administrativa, quando o governo deixou de conceder alvarás de taberna, depois de querer impor os balcões de inox e proibir as pipas, entre outras exigências em nome da “higiene” nos estabelecimentos que não se coadunavam minimamente com a realidade existente. A saudade da taberna e a crítica estão bem presentes no discurso da Vitória.
 
Peixe frito, petinga de escabeche, chispe, mão de vaca, cabeça de porco, sardinhas de cebolada, orelha temperada, ensopado de enguias, petinga albardada e no forno, eram alguns dos petiscos da Vitória. “Isso era quando deixavam trabalhar a gente, agora é uma tristeza, não nos querem deixar trabalhar. Com a licença de taberna podia fritar tudo, fazer tudo, ninguém implicava com a gente”, diz ao lembrar-se de coisas impensáveis no dia de hoje, como fritar pastéis de bacalhau num fogareiro a petróleo ao pé do balcão feito de travessas da linha do comboio. Às vezes fazia-os especificamente para degustação do Manel Pescador, que trabalhava na fábrica do álcool e era um cliente amigo. 
 
Lembra-se dos nomes dos velhos clientes, lembra-se de trabalhar de noite e de dia para atender toda a gente e agora até lhe “chegam as lágrimas aos olhos” quando, de vez em quando, faz aqueles cozinhados para si e para a família, e que antes fazia quotidianamente para a freguesia.
A familiaridade com os clientes é o aspecto mais valorizado pela Vitória, quando queremos saber da sua vida. Sabe estimar os fregueses e sabe do negócio que lhe está no sangue desde nova. “Os meus clientes têm muita estimação pela casa, por mim, pelos meus filhos, e também são eles todos estimados. Até estimo muito alguns mais novos, filhos daqueles que já cá vinham. Tenho muita estimação pelo balcão e por os aviar. Tenho muito amor por isto, mas agora é só lutar”, lutar para manter a casa, diz.

Enquanto fizemos a entrevista, quatro clientes entraram em momentos separados. Cada um, ao reparar que a Vitória estava ocupada, disse olá e foi-se aviar. Entretanto, telefona um agricultor a perguntar se a Vitória podia abrir mais cedo no dia seguinte, para servir o café às mulheres que vão para o campo. É “a amizade atrás do balcão”.
Vitor e Vitória Fonseca com os filhos Ana Cristina (ao colo) e Moisés. Nos primeiros anos no quintal, com o senhor Cristo, que ajudava na cozinha
 
 
Actualizado em ( Quarta, 12 Novembro 2014 12:30 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária