o riachense

Sbado,
20 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

João Maurício pintou um Saramago “suspenso num mundo de sonho”

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
O novo mural de Violant inseriu-se num projecto da Escola EB23 Martins Correia
 
Já toda a gente conhece o Violant, nome com que João Maurício assina os seus murais. A sua fase mais efervescente, em que um eficaz tom provocatório era outra assinatura, já lá vai (não estamos a falar de tags, esses diz nunca os ter feito). Os stencils também já lá vão, mas o intuito de “meter as pessoas a pensar” ainda lá está.
 
A maturação levou o pintor riachense a outros pontos da sua imaginação. O surrealismo é, agora mais, a impressão dos seus quadros gigantescos. Depois de ter ido buscar inspiração ao naturalismo (um insecto colossal a rebentar de cor impressiona sempre), atravessa agora uma fase de árvores em explosões, bolhas e objectos flutuantes.
 
Na mais recente obra, colocou José Saramago "suspenso num mundo de sonho". Os pilares que o sustentam são uma alusão óbvia à mulher, Pilar del Rio. Representa o amor entre eles, confessa, mas não estritamente a velha máxima ‘por detrás de um homem, está uma grande mulher’. “Apesar de todo o desconforto físico, o homem aparece num ambiente de suspensão, num lugar de sonho”. A metáfora é esta: contra todas as probabilidades, Saramago tornou-se um grande escritor, até ganhou um prémio Nobel. Percebe-se que Maurício admira a figura de Saramago, “indirectamente um político activista, tinha os seus ideais e com eles vinha a sua influência”. Trata-se de uma proposta que o pintor de Riachos colocou na gaveta quando a Fundação Saramago não a acolheu.
 
Outros olhos vêm no mural uma alusão ao livro "A viagem do elefante", em que os pilares fazem lembrar o movimento das patas do paquiderme, e é Saramago, deitado e de olhos fechados, quem os conduz.
 
É literalmente a maior homenagem a Saramago feita na Golegã, depois da estátua na Azinhaga e da presença na toponímia da vila. A parede do pavilhão desportivo da escola EB23 Mestre Martins Correia serviu de substrato. A brincar, chama-lhe “Violant Armani”, por causa do fato que vestiu ao escritor, uma verdadeira peça de autor.
 
O convite feito pela Escola Mestre Martins Correia criou o momento ideal para o fazer na Golegã. Saramago era da Azinhaga e aquela escola até tem o nome de Mestre Martins Correia, mas isso são pormenores. Que melhor local do que uma escola para reflectir sobre Saramago? “Os responsáveis políticos deviam preocupar-se mais com o que se passa na cabeça dos putos”, diz Maurício quando questionado sobre a relevância de um mural desta dimensão numa escola.
 
A iniciativa inseriu-se no projecto escolar “Do Carvão às Cores”, que inclui um programa que atravessa vários anos lectivos, com projectos de pintura e poesia dirigidos à participação dos alunos e à intervenção de artistas convidados. Começou em Abril, ainda durante o período de aulas, o que permitiu, diz-nos um professor, a muitos alunos reagirem à evolução do mural.
 
É um dos maiores e mais ambiciosos trabalhos que fez, mas o resultado acaba por não ser o que lhe dá mais satisfação. A versão final do mural acabou por ser condicionada pela indisposição que ganhou a partir de determinado momento. Sentiu-se frustrado devido às esperanças que depositou neste primeiro trabalho feito para entidades oficiais. Alimentou, porque lhe deram, a esperança de poder finalmente utilizar uma grua automática para trabalhar nos pormenores. A Câmara foi o interlocutor na cedência e montagem de andaimes, assim como um empreiteiro local, Almeida, e no fornecimento das tintas de boa qualidade. A escola tentou por diversas vezes arranjar uma grua mas, sem dinheiro disponível para isso, a ideia oi descartada.
 
Foi “o trabalho mais difícil” que já fez, pela dimensão da área pintada, 10x20 metros sai um pouco dos seus limites, pelo menos utilizando apenas o extensor e os andaimes. Mas também por outras expectativas; esperava que, por ser numa escola, iria haver o acompanhamento permanente de pessoas, alunos e professores. Mas a articulação, nem sempre boa, com a montagem e desmontagem dos andaimes atrasou tudo e depois vieram as férias, pelo que fez a maior parte do trabalho sozinho.
 
O artista que fez recentemente um estudo académico sobre pintura em ruína já abandonou o spray e utiliza agora apenas tinta e pincéis. O seu caderno, onde a cada café bebido atira umas pinceladas com as aguarelas de bolso ou a caneta, está cheio de ideias à espera de parede e de tinta (um desses projectos é a famosa galga, como será a lenda de Riachos aos olhos de João Maurício?).
 
O seu ego artístico já se encontra num outro lugar, reconhece que a força motivadora da execução pela execução já não lhe basta. Precisa de reacções, reconhecimento e cumplicidades nos seus trabalhos, que lhe exigem muito esforço e, na maior parte dos casos, dinheiro que não tem. “Já não me chega a cedência do lugar, o dar a hipótese de fazer” totalmente à borla diz, “é preciso mais condições para trabalhar”.
 
“O tempo que se perde numa coisa desta envergadura contrasta com o [pouco] valor que lhe é dado”, atira. Pode ser que se engane.
 
O pintor tem muitos projectos em carteira
 
 
 
Actualizado em ( Terça, 12 Agosto 2014 12:59 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária