o riachense

Tera,
23 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Obras de saneamento e abastecimento concluídas até ao fim do ano

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Eleitos da Câmara e das Juntas de Freguesia do concelho visitaram algumas obras da Águas do Ribatejo longo de todo o dia

 
A nova ETAR de Riachos e respectiva rede de saneamento, com um investimento de cerca de 2 milhões de euros, é uma das obras mais relevantes em curso no concelho de Torres Novas. As obras no sistema de abastecimento de água avançam também a bom ritmo com um investimento de 1,4 ME que inclui a ampliação e reabilitação dos reservatórios da Quinta do Melo e da Quinta dos Carvalhais, construção de novas condutas e ampliação da rede de distribuição de água, levando o abastecimento a mais famílias e com mais qualidade.
 
Eleitos da Câmara e os presidentes das Juntas de Freguesia do concelho visitaram algumas obras da Águas do Ribatejo longo de todo o dia de segunda-feira, 16 de Junho.
 
Na jornada foi divulgado que a água que abastece o concelho de Torres Novas atingiu a excelência no primeiro trimestre de 2014. Num universo de 424 análises, não se registou nenhum incumprimento em todo o concelho de Torres Novas.
 
Pedro Ferreira congratula-se com o facto e realça o investimento de 5 ME, que está em curso na área do abastecimento de água, para assegurar a qualidade em todo o concelho e resolver problemas que se arrastavam em locais onde as populações se abasteciam com água sem controlo de qualidade e à margem das exigências da Entidade Reguladora.
 
Moura de Campos, director-geral da AR referiu que a obra de Riachos vai ajudar a proteger os recursos naturais existentes, nomeadamente nesta zona protegida na Reserva Natural do Paul do Boquilobo e destacou a presença de várias espécies de aves e de lagostins nas lagoas das ETAR. “Se eles se sentem bem aqui é porque o ambiente é bom”, concluiu. A ETAR de Riachos não regista incumprimentos na qualidade das descargas. As 12 análises realizadas à água após tratamento na ETAR, no primeiro trimestre de 2014, revelaram 100% de cumprimento.

Todas as empreitadas em curso no concelho de Torres Novas, devem ficar prontas até ao final do ano, refere uma Nota de Imprensa da AR que  salienta o bom ritmo do trabalhos em curso.

O Presidente da Câmara, Pedro Ferreira congratula-se com o cumprimento dos prazos e salienta os valores do investimento previstos para o concelho. Serão mais de 30 ME a investir até 2016, sendo 13 ME concluídos este ano. “Estas obras não seriam possíveis se não tivéssemos seguido este caminho de integrar a Águas do Ribatejo”, referiu o autarca anfitrião e membro do Conselho de Administração da empresa municipal.

Questionado sobre a possibilidade de aumentar os tarifários para fazer face aos investimentos, Moura de Campos lembrou o compromisso dos municípios accionistas de manter um tarifário socialmente responsável, mas que permita assegurar a sustentabilidade económica e financeira da empresa. “Os resultados obtidos, que foram positivos, permitem que estejamos a estudar uma forma de compensar os consumidores, minimizando os aumentos previstos no Contrato de Gestão. A decisão será dos senhores presidentes dos sete municípios que integram a empresa”, concluiu.
 
Retirado de press-release da Águas do Ribatejo 
Actualizado em ( Terça, 17 Junho 2014 15:48 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária