o riachense

Sexta,
29 de Maro de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Junta quer horários condicionados nas estradas agrícolas

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
O sucesso da medida na prevenção dos assaltos nos campos da Golegã e Almeirim motivou a Junta de Riachos
 
A restrição do acesso a estradas, caminhos municipais e agrícolas entre as 19 e as 7 horas atingiu, nos municípios de Golegã e Almeirim, os objectivos pretendidos: uma diminuição significativa dos roubos nas propriedades e explorações agrícolas. Nos vizinhos da Golegã, onde a medida teve origem, no espaço de um ano passou-se de uma média de sete ocorrências por mês a uma, enquanto em Almeirim, para onde a medida se expandiu, os furtos foram reduzidos em 87%. Foram estes números que serviram de principal argumentação a Alexandre Simas na sessão da Assembleia de Freguesia em que apresentou uma proposta idêntica para Riachos.
 
Trata-se de uma recomendação da Junta de Freguesia à Câmara Municipal de Torres Novas, para que esta delibere no sentido de restringir o trânsito nas estradas de acesso aos campos no horário referido, excepto a veículos que ostentem o dístico fornecido pela Junta, nomeadamente de agricultores, fornecedores, caçadores, pescadores e institucionais. Os residentes serão autorizados, desde que apresentem razão para transitar ali naquele horário.
A autarquia quer “ajudar a preservar os bens dos empresários e das famílias ligadas à actividade agrícola”, protegendo-os de assaltos e actos de vandalismo, porque o “período que o país atravessa, em temos económicos, não augura a diminuição de tais práticas, quer pela aplicação branda da justiça, quer pela diminuição de efectivos das forças de segurança”, defendeu o presidente riachense. 
 
O mapa que Simas levou para ser votado na Assembleia de Freguesia sinaliza seis estradas para fechar à noite: junto à urbanização do Nicho, estrada junto à conduta da EPAL, estrada junto ao cemitério de Riachos, estrada dos Talhos, estrada da ponte da Unital e estrada da ponte do Paul.
 
Na defesa da medida, Simas referiu o aumento do número de casos de roubos de cobre e Carlos Graça, eleito do GRUPPO, referiu que 90% dos utilizadores das estradas são agricultores, sublinhando que a maioria dos furtos ocorre no inverno, quando a visibilidade nos campos é muito reduzida.
 
Ainda assim, Pereira Jorge argumentou contra o fecho de estradas ao público, dizendo que, no verão, às 19 horas ainda é de dia: “gostamos de ir ao campo, o campo não é só dos agricultores, é de todos nós (…) compreendo a situação dos agricultores, e louvo o seu trabalho, mas devemos é exigir uma maior vigilância da GNR”, concluiu o eleito da CDU.
 
A declaração de voto de João Luz (BE) refere que a proposta é “muito restritiva da livre circulação em vias públicas, sendo manifestamente desproporcionada face aos objectivos que visa acautelar, a segurança de pessoas e bens”, concluindo que viola o princípio da proporcionalidade da Constituição da República e o Código do Procedimento Administrativo.
 
Apesar de a maioria constituída pelos eleitos do GRUPPO e do PS garantir como certa a aprovação da recomendação, a sua apreciação foi adiada para Junho, “quando houver um documento mais clarificado”, visto que subsistiram muitas dúvidas sobre exactamente quais os caminhos que a Junta quer condicionar.
Actualizado em ( Quarta, 07 Maio 2014 12:23 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária