o riachense

Quinta,
28 de Maro de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Criada nova associação cultural em Riachos: Paralelo 39

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O nome evoca a latitude deste nosso território: Paralelo 39 – Associação Cultural de Saberes e Artes é a mais nova associação de Riachos e promete dar que falar na região.
 
Já vinha sendo anunciada pelo menos desde que o grupo de Teatro de Riachos deu início à sua actividade, mas apenas foi legalizada na semana passada. O projecto “A Máquina”, por exemplo, é outra das criações feitas já no âmbito desta entidade.
 
Em termos de posicionamento no mundo das artes, prevê-se uma postura não convencional e que não impõe limites aos géneros artísticos que vai albergar. Os intervenientes da nova entidade são, entre outros, os artistas Gomes Pereira, Hugo Gama, Masofi, Luís Santos ou João Luz.
O teatro é por enquanto a face mais visível do Paralelo 39 (a peça “Antígonas” estreia no dia 28 de Março, na Casa do Povo), mas em gestação já estão outros projectos na área do cinema, música e artes plásticas.

Masofi prepara “As espingardas da Tia Carrar”
O terceiro espectáculo do Teatro de Riachos será “As espingardas da Tia Carrar”, baseado na peça épica de Bertolt Brecht.
 
Como ponto de partida, o encenador riachense, que foi o responsável pelo Grutar nos anos 1980 e regressou à actividade em 2012 com a peça “Povoação Vende-se”, vai dinamizar uma oficina de dramaturgia na Casa do Povo sob a temática “estudo de uma peça de teatro”, no dia 2 de Abril às 21 horas.
 
O primeiro passo da oficina, em que espera também captar alguns novos actores, disse-nos, é a projecção do filme de uma encenação da mesma peça por uma escola de teatro brasileira. O objectivo desta abordagem inicial “é ver, com os actores, o que se pode fazer e o não se deve fazer nesta peça”, diz Masofi.
 
Na verdade, “As espingardas da Tia Carrar” está englobado num projecto que Masofi quer concretizar a longo prazo, que é a composição de um “espectáculo à antiga, que ocupava o serão todo, como no tempo do teatro D. Filipa, com o Alfredo Chora, o António Tomé, o Rainha…”, que consiste na apresentação de uma peça cómica e uma peça dramática com um interlúdio musical pelo meio.

Actualizado em ( Quarta, 19 Março 2014 15:50 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária