o riachense

Quinta,
25 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Tribunal de Contas deu luz verde para ETAR de Riachos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O Tribunal de Contas concedeu visto favorável ao avanço da empreitada de requalificação da ETAR de Riachos, após a fiscalização prévia dos actos e contrato de adjudicação da obra, pelo valor de 1,9 milhões de euros.  

A Águas do Ribatejo voltou a anunciar o arranque da empreitada, depois de o ter feito em Novembro, desta vez para Março próximo, com o objectivo de ficar concluída em simultâneo com as outras obras já em curso, no último trimestre de 2014.

Segundo o comunicado da empresa intermunicipal, a reabilitação da ETAR de Riachos vai ser realizada pela empresa Aquino, SA., uma construtora sedeada em Ourém. A obra contempla a construção de novas etapas para o processo de tratamento, a reabilitação do sistema de lagunagem existente e a construção de uma nova conduta para descarga do efluente final no rio Almonda.

A obra tem um prazo de execução de 180 dias, prevendo-se a sua conclusão no último trimestre de 2014, e irá decorrer em simultâneo com as intervenções já em curso no subsistema de saneamento de Riachos, numa outra empreitada iniciada em Novembro de 2013 com um valor de 1.7 milhões de euros. Esta empreitada está a ser realizada pelo consórcio Ambiágua Gestão de Equipamentos de Água, SA, uma empresa do grupo ACA.
Esta obra de saneamento inclui a construção do emissário da Tocha, a remodelação das Estações Elevatórias da Meia Via, Bênção do Gado e Terminal do Vale do Tejo; e a construção das novas estações elevatórias de São José, Casais Castelos, Unital e Quinta do Melo.

Entretanto, a rede de drenagem de esgotos da Costa Brava está em fase de execução e será feita também a requalificação da rede de drenagem da Rua Padre Cruz e parte da Rua Carlos da Luz.

Também no abastecimento, a freguesia está a acolher obras de melhoria da rede. A Aquino Construções, S.A. tem a cargo uma empreitada de 1,35 milhões que inclui a construção de uma nova conduta entre o reservatório de Quinta do Melo e o reservatório de Quinta de Carvalhais, exclusivamente adutora, passando a existente a ser exclusivamente distribuidora.

Está em curso também a construção de uma nova conduta a jusante do reservatório de Quinta de Carvalhais, até à EN243 junto a Nicho de Riachos e a ampliação do reservatório de Quinta do Melo com a ampliação do volume de reserva e a substituição dos grupos de bombagem para Brogueira e para o reservatório de Quinta de Carvalhais.

O reservatório de Quinta de Carvalhais vai ter uma ampliação do volume de reserva e  novos grupos de bombagem. Será ainda efectuado o reforço da rede de distribuição de água de Casais Castelos, através da ligação da rede existente nesta zona à rede associada ao reservatório de Quinta de Carvalhais.

Com estes investimentos, a freguesia de Riachos ficará com uma capacidade de reserva para 48 horas e dotada de um moderno sistema de abastecimento de água com elevados padrões de qualidade, segundo informa a AR, que acrescenta que estas intervenções foram programadas para um horizonte temporal de 20 anos e prevendo um eventual crescimento das populações a servir.
 
 
Actualizado em ( Terça, 18 Fevereiro 2014 11:35 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária