o riachense

Sexta,
26 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Filipe Simões premiado no Amadora BD

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 
O jovem riachense e entroncamentense Filipe Simões participou no concurso de cartoon do prestigiado Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, na categoria de autores até 30 anos, e ficou no 3.º lugar, arrecadando assim o seu primeiro prémio (350€) enquanto desenhador, logo no que foi também o seu primeiro concurso de cartoon. O júri do concurso era constituído personalidades especialistas em BD e cartoon.
O premiado “A Revolução dos Cravos”, feito digitalmente, foi um dos dois trabalhos que apresentou ao concurso de tema livre, tendo o outro também acabado por se juntar ao premiado na exposição nos Recreios da Amadora, que teve a duração do festival (25 de Outubro a 10 de Novembro). 
Filipe Simões (que para a maioria dos riachenses será mais identificável como neto do Manuel Carvalho Simões), confessou que o melhor que a experiência lhe deu foi “vontade de continuar e fazer coisas novas (..) ver as técnicas dos mais variados autores a nível mundial e ver trabalhos ao vivo, aproximou-me imenso dessas técnicas. Fez-me sentir um verdadeiro autor, porque senti que era capaz de fazer algumas daquelas coisas que antes não me imaginava fazer.”
Também um intenso colaborador da Sociedade Velha Filarmónica Riachense, Filipe está a desenvolver as técnicas de ilustração e banda desenhada na escola Ar.Co, para “suprimir a falta de formação em desenho” depois de ter andado três anos no curso de Som e Imagem nas Caldas da Rainha.
Aos 24 anos, apesar de a prioridade mais imediata ser apurar as técnicas de desenho, preserva o velho desejo de fazer cinema de animação e argumento, que o levou à escola das Caldas da Rainha. “Tenho saudades de fazer isso”, confessa, até porque “escrever continua a ser uma das coisas que mais gosto de fazer, quer seja guiões ou outras coisas, mas sempre na área do humor e do absurdo”, disse-nos. Um dos seus sonhos é a publicação de um livro de textos soltos nesta área: “Desde pequeno que tenho esse sonho de publicar um livro. E até acho que isso vem do facto do meu avô ter publicado o seu primeiro livro quando eu era pequeno”, confessa.
Em termos de trabalhos para os olhos do público, está tudo no seu blogue Polissemiaslevas, onde publica regularmente os cartoons (a evolução da técnica é visível) e tem o seu portefólio de ilustração, animação e fotografia. Publica semanalmente um cartoon no Jornal Torrejano e tem na calha algumas exposições, nomeadamente no Entroncamento e na biblioteca de Torres Novas, em 2014.

Actualizado em ( Quarta, 27 Novembro 2013 11:15 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária