o riachense

Quarta,
24 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Independentes e PS vão constituir a Junta

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Dias após ter sido o grande vencedor das eleições de 29 de Setembro, o novo presidente da Junta de Freguesia de Riachos encetou conversações com o PS para concretizar um acordo para a constituição do executivo dos próximos quatro anos.
Sem maioria na assembleia, (num total de 9 mandatos, o GRUPPO ficou com 3, o PS 3, a CDU 2 e o BE 1), o GRUPPO precisa do apoio do PS ou da CDU para formar uma maioria e eleger o executivo escolhido pelo presidente. 
Alexandre Simas disse-nos que já conversou com José Júlio Ferreira, o cabeça de lista da candidatura do PS, para ocupar um cargo, que poderá ser o de tesoureiro, apesar de ainda não existir uma divisão definitiva dos cargos. José Júlio tem abertura para aceitar o convite, dizendo que atribui a Simas “o valor e a competência para ser um bom presidente de Junta”. “Se isto andar para a frente, comprometo-me a manter uma certa unidade na autarquia”, disse José Júlio, reconhecendo também a importância de haver acordos tácitos posteriores no seio da Assembleia de Freguesia.
Sobre a preferência pela ligação ao PS, deixando a CDU de fora, Simas disse que decidiu “sem grandes sobressaltos” uma vez que “é com quem existe maior proximidade, tanto com o partido [PS] como com as pessoas”.
A tomada de posse deverá acontecer em sessão da Assembleia no dia 19 de Setembro, contudo, no fecho desta edição ainda não estava confirmada a data.

Mesa da Assembleia também partilhada com PS
José Manuel Martins é, desde o lançamento da campanha eleitoral, o nome escolhido pelos independentes para a presidência da mesa da Assembleia de Freguesia. O PS já disse também aprovar a escolha daquele que também é um dos principais mentores da Equipa de Animação da Paróquia.
Na senda da procura da coesão e de consensos, o grupo de Alexandre Simas propôs a entrada de um elemento do PS e outro do Bloco de Esquerda na Mesa da Assembleia. Enquanto um dos três mandatos do PS deverá aceitar entrar para a Mesa como 1.º ou 2.º secretário, João Luz não aceitou o convite. O único eleito do Bloco de Esquerda disse a O RIACHENSE que fazer parte da mesa não traria qualquer vantagem à participação activa do Bloco na Assembleia, antes pelo contrário, iria desviar a sua atenção do acompanhamento dos assuntos discutidos e, especialmente, das propostas que quer fazer.

 
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária