o riachense

Domingo,
28 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Câmara desmente direcção dos bombeiros sobre o valor da dívida

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos (AHBVT) reclamou, no princípio de Agosto, o pagamento da dívida da Câmara Municipal, cujo valor seria de 499.699 €.
O presidente dos Bombeiros Torrejanos enviou uma carta à Câmara em que avisava que a situação “vem criando problemas de gestão graves à associação" e que "está em causa a protecção civil dos cidadãos". Arnaldo Santos reclama dinheiros da comparticipação em 25% dos encargos de aquisição e reparação de viaturas e material de socorro da AHBVT ao abrigo de um protocolo de colaboração assinado em 2008.
A CDU veio denunciar a situação, em meados da semana passada, dizendo que a “dívida da Câmara aos Bombeiros Voluntários é um escândalo”. Helena Pinto, do BE, também falou do assunto, na apresentação da candidatura a Riachos, que a situação é insustentável e que o pagamento da dívida aos bombeiros já é uma reivindicação antiga do Bloco.
A Câmara emitiu entretanto um comunicado assinado pelo vice-presidente, em que demonstra que a conta corrente da AHBVT é de 192.648,31€ e não de meio milhão. O protocolo diz que os bombeiros só podem contar com o suporte da autarquia enquanto houver cabimento no seu orçamento. Rodrigues afirma que a direcção dos bombeiros continuou a remeter despesas para a responsabilidade da Câmara, ignorando propositadamente quando estas não tinham o visto prévio da autarquia, ou seja, quando situadas já fora da dotação orçamental: “a AHBVT deveria ter-se salvaguardado antes de proceder a qualquer aquisição”, diz o comunicado.
António Rodrigues acusa Arnaldo Santos, candidato à Assembleia Municipal pelo PSD, de eleitoralismo: “sempre que há eleições, lá vem ele brincar com a Câmara. Nós temos uma contabilidade rigorosa e auditada. Esse senhor vai ter de responder por esta mentira”.
A AHBVT continua a dizer que a dívida do município é maior do que a que é reconhecida.Com os fundos do PAEL a Câmara disse que, para já, ia saldar a dívida aos bombeiros em 106 mil euros.

 
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária