o riachense

Domingo,
28 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

PAEL e Saneamento garantem pagamentos de dívidas

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Colectividades e Juntas terão finalmente dívidas pagas, diz a Câmara.
Os programas de crédito a que a Câmara se candidatou no ano passado foram aprovados este mês. O PAEL, um empréstimo feito directamente à República, teve o visto do Tribunal de Contas a 6 de Agosto e o Saneamento Financeiro (empréstimos à Caixa Geral de Depósitos e ao BPI) recebeu o visto no dia 21. O total do crédito cedido à Câmara é de 13.265 milhões, valor do qual corresponde sensivelmente metade a cada programa.
42 Colectividades do concelho vão receber 285 mil euros e as Juntas de Freguesia, 418 mil euros (a de Riachos recebe cerca de 40 mil). 
A Câmara diz que assim deixa de ter dívidas às colectividades e Juntas, também porque, desde 2011, nunca mais se fizeram protocolos nem se atribuíram subsídios. Dos grandes credores da Câmara, a EDP vai ser a maior contemplada com o pagamento de dívidas.
Com o pagamento destes empréstimos durante 14 anos, a dívida global da Câmara (mais de 30 milhões) não diminui mas também não aumenta, porque os juros de algumas empresas estavam a ser maiores do que os que vão ser pagos com estes programas. 
António Rodrigues disse numa conferência de imprensa, que, apesar de saber que vai ser criticado por dar a notícia tão perto das eleições, o seu objectivo é sair da Câmara com tudo pago. Neste sentido, afirmou que a Câmara tem fundos disponíveis positivos em cerca de 100 mil euros, o que permite garantir que o prosseguimento de todas as obras que estão a decorrer está assegurado.

 
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária