o riachense

Quinta,
25 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Museu em férias é museu vivo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Os visitantes do Museu Agrícola de Riachos vão deparar-se, durante este verão, com uma animação intensa dentro dos seus espaços. “Férias com História” é uma iniciativa criada no projecto de animação cultural “As crianças vivem o museu”, a que o serviço educativo e a educadora de infância Filipa Marto deram início no princípio de Julho.
Quase duas dezenas de crianças, dos 4 aos 15 anos (o grupo está completo), têm estado no museu, a passar o dia em actividades temáticas relacionadas com o património e com a expressão plástica. 
Fazer um porta-chaves com os artesãos do museu, construir tantos pau-de-chuva que mais parece uma tempestade, aprender a jogar ao lenço, fazer uma horta vertical com latas velhas e uma palete pintada, fazer bonecas de fuxico com a Julita, aprender o jogo da pedrinha com o Manel Pé Leve, cozer pão, fazer um apito de cana, lançar o pião, fazer um carrinho de cana, tudo uma carrada de coisas que a malta mais nova tem aprendido a fazer, em idades em que a imaginação é mais fértil e estes entreténs são bem vindos.
As actividades, sob a orientação da Filipa Marto, têm em cada quinzena uma temática diferente. Já passou o tempo dedicado aos “Jogos, brincadeiras e brinquedos” e “Profissões, artes e ofícios”. A primeira quinzena de Agosto será dedicada à temática “Lendas, contos e poesias” e a seguinte à “Gastronomia riachense”.
Para qualquer visitante do museu estas actividades também suscitam a curiosidade, porque alguns objectos vão sendo expostos em diversos sítios do museu, e pode ver-se o que é feito de lúdico a partir do velho espólio. 
Para descrever a construção da horta vertical a partir de uma palete e latas decoradas, Mafalda Luz ilustrou com a frase “novas tendências versus tempos antigos”.
A técnica do Museu disse que basicamente as actividades têm um intuito pedagógico e dividem-se, grosso modo, em expressões plásticas e recolha de património, sendo que neste último campo a maior incidência vai para a aprendizagem de técnicas e saberes, bem como a recolha directa de memórias, o que aconteceu no dia em os participantes foram ao centro de dia para terem diálogos com os velhotes, para saberem o que é um boieiro, como eram as vivências no seu tempo, etc. 
Assim, com a colaboração do NAR, dos artesãos do Museu, de outros colaboradores habituais e de alguns pais, o Museu Agrícola está com mais vida. Este é um dos pressupostos da medida CEI Património, do IEFP, em que se enquadra o projecto de animação cultural proposto por Filipa Marto e que irá dinamizar outras iniciativas ao longo dos próximos meses. 

 
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária