o riachense

Sexta,
26 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

A Breve Circuito tem crescido a poupar dinheiro aos agricultores

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Em 2009, após a saída da TVE para Angola, Paulo Pereira resolveu ficar e afinar a mira: os agricultores passaram a ser os seus principais clientes, enquanto as empresas especializadas no sector da construção tinham de ir à procura de novos mercados.
Depois de três anos no Entroncamento, a Breve Circuito veio para Riachos, onde adquiriu as antigas instalações da Retromáquina de modo a ficar mais próximo dos campos agrícolas, onde instala sistemas de rega e de bombagem com eficiência energética, bem como o novo epicentro do crescimento da empresa: os painéis fotovoltaicos, que constituem já perto de 50% das encomendas da empresa. O trabalho é todo no centro e, cada vez mais, no sul do país.
“O sol é o caminho”, postula Paulo Pereira. Quando os fotovoltaicos estiverem generalizados em Portugal, “a agricultura ficará mais competitiva do que no norte da Europa”. Lá chove, não é preciso rega; cá temos o sol, não é preciso comprar energia.
Além da necessária renovação das estruturas eléctricas das explorações de regadio, a maior parte feitas há mais de 15 anos, quando a energia era barata, a eficiência energética e a redução de custos com a electricidade são o mote que capta a atenção dos clientes. “Os agricultores vêem uma grande diferença. Ficam auto-suficientes na electricidade”, afirma Paulo Pereira, que diz que a média do retorno do investimento dos agricultores é de seis anos, dois anos se tiverem apoios do PRODER. Normalmente, a fatia da energia no total das despesas das explorações agrícolas são uns significativos 10%, que podem ser bastante reduzidos com os adequados equipamentos de eficiência energética, que permitem a diminuição do consumo nas horas de ponta e contratar potências mais baixas.
Prova da aposta ganha é o facto de, no final do primeiro semestre deste ano, a Breve Circuito já ter atingido o nível de facturação que atingiu em todo o ano de 2012. Afinal, a agricultura é das poucas áreas do país que não está em retrocesso. 
O empresário reparte o mérito com os trabalhadores, ao dizer que a sua equipa merece a estabilidade que está a ser conseguida pela empresa. Neste momento tem 14 trabalhadores ‘sempre no campo’, mas é frequente subcontratar empresas locais quando aparecem projectos que exigem um maior volume de mão-de-obra.
 
 Paulo Pereira
 
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária