o riachense

Segunda,
29 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

António Mário Lopes dos Santos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Que mundo! Apetece comentar: que imundo mundo!

Era Bom Poder Desenhar A Escrita do Tempo

A Praça Taksim em Istambul transformada num palco de batalha. Pedras contra canhões de água, gritos e insultos contra gases lacrimogéneos e balas de borracha. Cidadãos contra a guarda pretoriana do poder, os guardas nacionais de todos os governos prepotentes. Em Roma, por vezes, a guarda pretoriana tomava o poder, assassinava o imperador, criava mudança. Erdogan, ministro da Turquia, exclama: acabou-se. E as sondagens mostram que, após uma década de poder, o seu partido, conservador e pró-islamita, e ele, continuam a ser os favoritos para as eleições municipais e presidenciais de 2014 e para as legislativas de 2015. A democracia começa a revelar-se muito frágil e próxima das ditaduras, quando o povo já não decide, pior, já não é ouvido. Quem está no poder usa todos os instrumentos para a sua perpetuidade no lugar: imprensa, sondagens, leis, tribunais, polícias, religiões, exércitos. O poder, nas democracias neo-liberais, há muito também se divorciou do povo. O voto, de x em x anos, transformou-se numa mistificação. Só se permite votar no que oferecem, não no que se escolhe e se desejaria ver a defender o direito de intervenção política. Inverteu-se tudo. Seleccionam-se os eleitos, os programas surgem depois. Vota-se em listas de nomes num papel com o símbolo dum partido. É como acreditar semanalmente que agora é que sai o Euromilhões, e, desiludido, manter a esperança na semana seguinte, e na outra, e na outra, sempre.

Na Grécia, em nome da política de austeridade ao serviço da Troika, o governo suspende a televisão pública para reduzir pessoal. O programa de despedimentos dos funcionários públicos iniciou em Atenas a sua marcha, para juntar aos já 24% de desempregados. O de Portugal já está em marcha há algum tempo, começando pelos contratados, passando breve para os do quadro. O desemprego luso aproxima-se dos 20%, mas as festas de Santo António encheram de música e alegria a Avenida da Liberdade e os bairros populares do cheiro da sardinha assada para turista. 

Na Itália, o papa Francisco vem anunciar urbi et orbem que na Cúria Romana há corrupção à solta e um lobbie gay que atravanca as mudanças necessárias. A Igreja recomeça o seu ciclo de expiação, iniciado com João XXIII e o Concílio do Vaticano II.

Noutro local, um cidadão norte-americano de 29 anos, Edward Snowden, refugia-se em Hong Kong, após ter denunciado à imprensa que a Agência Nacional de Segurança (NSA) intercepta diariamente as comunicações mundiais, em nome da segurança dos interesses norte-americanos. A diplomacia, dizem, não tem ética, e o crime, o assassinato, o genocídio, são bem aceites, desde que os resultados compensem. Os políticos democratas e republicanos do Congresso pedem o seu julgamento por crime de traição à pátria e, se possível, a pena de morte. O crime de espionagem dos serviços de espionagem americana, entrando em casa de todas as pessoas, nos computadores e ficheiros de cada ser humano, não será um verdadeiro crime contra a humanidade? Ou a PAX americana é como a PAX da Roma antiga? Ou Roma ou a morte.

Obama deveria reflectir no moribundo de Pretória, Nelson Mandela, 94 anos, e na sua luta pela igualdade de todos os povos, independente da cor da pele, da religião, da raça, da nacionalidade.

Snowdon, que expôs o programa de vigilância electrónica, terá dito na entrevista: «Posso ser objecto de um mandato de captura da Interpol, um pedido de extradição ou uma rendição extraordinária da CIA. Ou podem pagar às Tríadas para me eliminar». E confessa que o que o levou à denúncia foi o se sentir «indisponível para viver num mundo onde tudo o que digo e penso fica registado». 

«Os Estados Unidos devem deixar claro que nenhum país deve conceder asilo a este indivíduo», responde-lhe o congressista republicano Peter King, na sua pose de voz grossa do neo-liberalismo americano, tão perto do racismo latente da Ku-Klux-Klan. 

Um homem contra a Guarda Pretoriana do planeta, um pequeno inexplicável grão de areia que se escapou (como?) do mundo claustrofóbico da má consciência dum povo aterrorizado no seu Admirável Mundo Novo e veio gritar que os seres humanos não passam de animais domesticados e submissos às forças que os controlam, os exploram, os transformam em mercadorias descartáveis, para que os donos secretos e escondidos deste nosso mundo se possam reunir num qualquer Concílio dos Deuses a decidir dos caminhos que lhes interessa que a Humanidade trilhe. 

 Em Portugal, ilha minúscula desse mundo submisso, banqueiros, administradores, gestores públicos, políticos, são absolvidos nos tribunais portugueses. A corrupção, afirmam, é endémica, vem de cima, do mais alto, mas a justiça não é por acaso que usa venda. Trabalhadores e desempregados começam perigosamente a ser sinónimos. Os reformados, descartáveis, se possível, mortos. Os jovens, a nova mão-de-obra barata da Nova-Ordem da finança da Europa do Norte. Passos e Portas estão unidos como os dedos da mão, ao pulso que os maneja, de Bruxelas à Alemanha, com falanges em Angola, Brasil e EUA. 

É certo que o planeta tem as suas armas e usa-as. Surgem tempestades que se revoltam contra a destruição ambiental. Os tornados americanos, as cheias da Europa não são um acaso, mas uma consequência da ambição desenfreada de transformar o planeta numa mercadoria global. O desaparecimento gradual das costas marítimas é um aviso ao que aí vem, com o degelo dos pólos. A desflorestação e a destruição criminosa dos bens planetários não adivinham um futuro pacífico.

Será que as tempestades humanas que, aqui, além, começam a ganhar força, cólera, ruptura, conseguirão transformar-se num novo renascimento, contra todas as máquinas de matar com que as ameaçam?

Quantas praças no mundo até um mundo diferente?

Há muito fiz a minha opção.

Mandela sim, fascismo não.

E você, cidadão?

  12 de Junho de 2013 

  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

António Mário escreve sempre às quintas-feiras em www.oriachense.pt 

Actualizado em ( Quinta, 13 Junho 2013 10:17 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária