o riachense

Sexta,
26 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Ainda não há candidatos à Junta de Freguesia

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Em Riachos ainda não se sabe quem vão ser os concorrentes ao lugar de João Cardoso na Junta de Freguesia.
O presidente, que caminha para o fim do seu terceiro e último mandato, confessou a o riachense, em Janeiro, que achava que o melhor para Riachos seria a composição de uma lista independente que reunisse elementos de várias sensibilidades políticas, com o objectivo de defender Riachos de uma forma autónoma. Confessou mesmo algum saudosismo pelo GUIAR, o grupo independente que geriu a Junta durante parte da década de 80 e que, segundo a sua opinião, foi aquele que mais fez por Riachos.
Mas o certo é que não há conhecimento de estar a haver qualquer movimentação em Riachos para criar uma lista independente para as eleições autárquicas de Outubro. No campo dos partidos, nesta altura quente para o aparecimento das listas, ainda não há qualquer confirmação de nomes, apesar de algumas apostas que se vão fazendo. Para já, fica apenas a vontade expressa pelos anteriores candidatos dos vários partidos em não repetirem a experiência.
Com João Cardoso fora do baralho, a concelhia torrejana do PS equaciona vários nomes para a freguesia riachense, segundo nos revelou Pedro Ferreira, o já anunciado candidato socialista à Câmara. Apesar disso, o partido não encetou qualquer conversa concreta nem convite a às hipóteses que estão em cima da mesa.
José Júlio Ferreira, o comandante da comissão administrativa do Atlético Riachense que agora cessa o seu mandato, tem sido um dos nomes mais falados na vila como provável candidato do PS. A o riachense, o próprio não confirma nem desmente o interesse numa possível candidatura, mas afiança que não teve nenhuma abordagem de qualquer partido. José Júlio confessa que não tem nenhum “interesse especial em ser presidente da Junta”, mas que, a ser candidato por um partido, sê-lo-á com o estatuto de independente. Tudo depende do grupo e do projecto que lhe for proposto, se vier a ser.
No PSD, José Figueiredo, candidato há quatro anos, garantiu que não o voltará a ser este ano. Está disponível para ocupar uma posição elegível numa lista social-democrata, mas nunca como cabeça-de-lista. Em vésperas de apresentar o relatório das contas de 2012, o actual tesoureiro da Junta diz que tomou a decisão de não se recandidatar, “atendendo às difíceis condições e circunstâncias” com que tem desempenhado o seu trabalho como tesoureiro na Junta. Cabe à concelhia, liderada pelo candidato à Câmara Henrique Reis, a tarefa de seleccionar um candidato para Riachos.
Na CDU também se marca passo. António Júlio Pereira Jorge, como foi o número dois da lista liderada por Bernardino Carrilho nas últimas eleições, tem sido o nome mais falado para encabeçar a lista. Confrontado com a hipótese, Pereira Jorge mostra-se renitente e diz que o primeiro passo dos comunistas riachenses é elaborar o programa eleitoral. “Estamos a identificar os problemas de Riachos para fazer um programa de acção. A lista há-de ir aparecendo”, disse-nos. O dirigente do NAR orientou as duas reuniões que já foram feitas, assim como os trabalhos de limpeza do Cinema Olímpia, local onde vão voltar a trabalhar durante a próxima campanha.
No Bloco de Esquerda está tudo ainda muito no início, disse-nos Rodrigo Teixeira. O candidato de há quatro anos deu-nos a certeza de que não vai repetir a candidatura, apesar de poder vir a integrar a lista. A coordenação com António Gomes e outros elementos do BE torrejano está a ser feita, mas durante as primeiras reuniões dos elementos do partido em Riachos houve um consenso para apoiar uma lista independente, caso aparecesse um movimento agregador e abrangente que pudesse ocupar o lugar das candidaturas de mais dois partidos. Esta já não é, no entanto, uma viabilidade para o BE, uma vez que não surgiu qualquer movimentação nesse sentido nos últimos meses.
Entretanto, até ao próximo fim-de-semana, o BE de Torres Novas vai aprovar os seus candidatos à Câmara e à Assembleia Municipal, cujos nomes ainda estão em segredo, mas o riachense sabe que a deputada à Assembleia da República, Helena Pinto, é uma forte hipótese para cabeça-de-lista à Câmara.
 
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária