o riachense

Sexta,
26 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Tese de doutoramento sobre a Santa da Ladeira vai ser publicada

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Foi no passado dia 26 de Fevereiro que o antropólogo Aurélio Lopes concluiu o doutoramento em Antropologia Cultural, com uma tese dedicada ao estudo do culto popular da Santa da Ladeira.
A tese, resultante da investigação feita ao longo dos últimos dois anos, foi discutida e aprovada no ISCSP (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas) da Universidade Técnica de Lisboa.
Com a denominação “Práticas sociais e discursos políticos em torno de cultos populares: o caso da Ladeira do Pinheiro”, a investigação desenvolve a caracterização da figura da vidente Maria da Conceição e analisa a organização gradual do culto, a sua evolução ritual e as relações de poder com entidades institucionais, clericais ou não. O autor investigou como o originalmente culto rebelde foi mais tarde objecto de um processo de institucionalização e ortodoxização, o seu desígnio, as reivindicações e a opção ecuménica, hoje diluída. Os discursos e relações de poder, ontem e hoje, as suas evoluções recentes e expectativas de sobrevivência nos nossos dias, entre novas condições sociais e culturais próprias das sociedades modernas.
O estudo ajuda a perceber a erosão da eficácia da acção da Igreja Católica Apostólica Romana, enquanto factor secular determinante de afirmação, no contexto de um novo mercado de religiões, hoje emergente.
O texto da tese já está na gráfica mas ainda não existe data de publicação. Depois da vinda a público, em Dezembro passado, da brochura intitulada "Vida e morte de um culto popular, a Santa da Ladeira", editada pela "Edições Apenas", o texto adaptado do estudo será publicado pela editora "Cosmos".
 
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária