o riachense

Sexta,
03 de Maio de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Câmara de Torres Novas aprova mega-agrupamentos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Quinze dias depois de o Governo ter publicado a primeira lista dos novos mega-agrupamentos, onde ainda não constam os locais, a Câmara aprovou a criação dos dois casos previstos para o concelho.
Um funde os agrupamentos de escolas Artur Gonçalves (cerca de 1500 alunos) e General Humberto Delgado (850) e outro que junta a Escola Maria Lamas ao agrupamento Gil Paes.
Entre os argumentos do Ministério da Educação para este reordenamento escolar está a racionalização dos recursos humanos e materiais das escolas, ajudar a superar o isolamento de algumas escolas, possibilitar aos alunos fazerem todo o percurso escolar no mesmo projecto educativo, entre outros.
Na reunião de Câmara em que foi aprovada a agregação, no dia 7 de Fevereiro, o vereador Carlos Tomé mostrou ser contra a proposta, lamentando a perda de oportunidade da Câmara de se “opor à criação dos mega-agrupamentos, fazendo chegar ao Ministério da Educação o descontentamento que grassa entre as direcções das várias escolas e agrupamentos escolares”.
Tomé denuncia que, tal como na extinção de freguesias, nesta remodelação “o pretexto é reduzir custos por intermédio da agregação e extinção, sempre com consequências absolutamente nefastas para as populações. No caso dos mega-agrupamentos, a intenção escondida é acabar com a escola pública. E este é o caminho mais rápido para o conseguir”. Guiada pelo critério economicista, Tomé denuncia que com a criação dos mega-agrupamentos, as dificuldades de gestão quotidiana das escolas, a vários níveis, serão cada vez maiores e incomportáveis. As associações de pais, por exemplo, vão ter um funcionamento impossível, pois “deixam de ter um carácter vocacionado para uma escola concreta de uma dada localidade e passam a ser constituídas obrigatoriamente para os agrupamentos, o que é difícil de acontecer”, pois estes abarcam várias escolas dispersas.
 
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária