o riachense

Quarta,
24 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Bernardino Carrilho, finalmente na corrida à freguesia, desafia António Rodrigues

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

“Seria de bom senso que Rodrigues concluísse todas as obras que já prometeu. Lanço-lhe esse desafio”

Bernardino Carrilho, 59 anos, aposentado da secção da contabilidade da câmara de Torres Novas, é o candidato da CDU para recuperar a Junta de Freguesia de Riachos. Afirma que o actual presidente, João Cardoso, pouco ou nada fez neste mandato e que se ganhar, não vai dar descanso à câmara.

Depois de ter sido tesoureiro da junta de Pereira Jorge e de ter cumprido dois mandatos na oposição, como membro da bancada da CDU, porque aceitou agora ser cabeça de lista?

Enquanto fui funcionário da câmara municipal de Torres Novas não podia ser candidato. Depois passei a aposentado e como Pereira Jorge perdeu as últimas eleições, a CDU resolveu renovar a lista para recuperar a junta. A aposta recaiu na minha pessoa e aceitei.

O objectivo é mesmo recuperar a liderança da autarquia?

Estamos confiantes na vitória pela equipa, pela experiência e pela credibilidade que temos em Riachos. Assumimos sem pudor que queremos ganhar. Todos querem ganhar, mas nós somos diferentes na determinação, pois temos uma vontade férrea de concretizar os anseios da população.

Um ámen permanente

O que poderá ganhar Riachos com a CDU no poder?

A junta não fez nada neste mandato e não acredito que com a CDU a governar se diga que não fizemos nada. Vamos lutar para fazer aquilo que prometemos, ao contrário de outros partidos.

Quais as diferenças que notou entre estar no poder e na oposição?

Quando se está no poder existe maior possibilidade de reivindicar junto da câmara maiores apoios para a freguesia. Estando na oposição, as nossas ideias e propostas para o melhoramento da freguesia são sempre chumbadas.

E a actual junta tem pressionado a câmara para resolver os problemas de Riachos?

Infelizmente não. Apenas se aceita a posição da câmara, há um ámen permanente em relação às situações. Se a CDU for poder vamos pressionar a câmara com afinco para que as situações mais urgentes sejam resolvidas. Não vamos baixar a guarda

Qual é o balanço que faz da gestão de João Cardoso?

Acredito que as pessoas tentam dar o seu melhor, mas não existe uma única obra apresentada. Não é uma limpeza das ruas que chega. O presidente da junta não pressionou a câmara para que esta possibilitasse a concretização dos objectivos de João Cardoso. E quando a autarquia não corresponde aos anseios, a população deve ser informada, o que também não aconteceu.

E os elementos da bancada da CDU na assembleia de freguesia têm sido informados?

Vamos sendo informados de algumas promessas do presidente da câmara que João Cardoso acredita veemente que irão ser cumpridas. Mas não são…está à vista de todos.

Mas a população também não se tem manifestado nas assembleias de freguesia… As pessoas acreditam cada vez menos nos políticos, sentem desconfiança e alheiam-se. Quais são as linhas orientadoras do programa da CDU?

No associativismo, pretendemos auscultar problemas das colectividades. Na cultura, vamos lutar para a concretização da Casa da Cultura e tentar melhorar a festa da Bênção do Gado no sentido de envolver todas as ruas e toda a população, incluindo Casais Castelos e Nicho. É nosso objectivo também reactivar a geminação com Notre Dame de Bondeville. Na educação, vamos pugnar pela reconstrução da escola Adães Bermudes e por um melhoramento do parque escolar, principalmente em Casais Castelos. Quanto ao ambiente, é preciso pôr um travão na freguesia mais poluída do concelho, acabando com a poluição nos ribeiros, incluindo a ribeira da Boa Água, e com os maus cheiros. No que diz respeito a obras, iremos lutar pela conclusão do jardim da vila e tentar a reconstrução das casas da estação, em conjunto com a câmara e Refer, para serem destinadas a habitação social. Vamos fomentar o entendimento entre as câmaras de Torres Novas e Golegã para a ligação ao IC3 e com a do Entroncamento, para a ligação à zona industrial. A junta terá de ter um papel arbitral nestes processos. Vamos lutar por uma melhoria substancial da Costa Brava e pela conclusão do pavilhão desportivo. Devo ainda referir que é nossa intenção criar uma postura de trânsito para Casais Castelos e exigir uma passagem pedonal na ponte da ribeira da Boa Água, no Nicho. Vamos também exigir à câmara um gabinete de apoio para as juntas de freguesia, a revisão dos critérios da atribuição de verbas às juntas e exigir mais policiamento em Riachos, se possível com a colocação de uma brigada permanente. Queremos recuperar a mostra gastronómica de Riachos e na saúde, lutar pela colocação de mais médicos.

Algumas dessas obras já foram prometidas pelo presidente da câmara…

Exacto, e já foram prometidas há quase 20 anos. Já não acreditamos em promessas e vamos lutar por essas obras. Aliás, se o presidente da câmara ganhar as eleições, que não acredito, irá cumprir o último mandato e como tal, seria de bom senso que António Rodrigues concluísse todas as obras que já prometeu. Lanço-lhe esse desafio.

Foi Carrilho quem disse:

“As pessoas acreditam cada vez menos nos políticos”

“Já não acreditamos em promessas”

Entrevista de Nuno Matos

 

Actualizado em ( Quarta, 23 Setembro 2009 16:23 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária