o riachense

Quinta,
25 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

No arranque, USF Riachos promete médico de família para todos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
A Unidade de Saúde Familiar “Nove Torres”, polo de Riachos, entrou em funcionamento na passada sexta-feira para assegurar os cuidados de saúde primários dos utentes residentes nas freguesias de Riachos e da Meia Via e ainda da parte não urbana da freguesia de Santa Maria (Gavata, Caveira e Foros da Barreta).
A coordenadora da nova USF é a médica Francelina Costa, até aqui a prestar serviço no centro de saúde de Riachos, e o polo de Riachos conta ainda com os médicos João Silva, que transita da extensão de saúde do Pedrógão e Cornélia Clefos que vem do centro de saúde de Almeirim. Está ainda prevista para o primeiro semestre do ano que vem o reforço da equipa com o médico Taher Sattut, actualmente a prestar serviço no centro de saúde de Rio Maior.
A nova USF vem substituir o modelo anterior de prestação de cuidados de saúde e os doentes inscritos nos médicos de família, transitam para a USF ficando a ser acompanhados pelos novos médicos. No caso de Riachos, os doentes de Lourdes Leon, e uma vez que esta médica passa para o centro de saúde de Torres Novas, serão inscritos num dos novo médicos.
Cada equipa da USF é composta por um médico, um enfermeiro e uma administrativa que assegurarão todos os cuidados de saúde aos utentes, desde a consulta, aos tratamentos, dentro do horário de funcionamento que, em princípio, será entre as 8,00 e as 20,00 horas, nos dias úteis.
A nova forma de funcionamento já contempla a passagem para 1900 doentes por cada médico em vez dos 1750 actuais, a partir do primeiro semestre de 2013, pelo que a possibilidade de inscrição de novos doentes está em vigor e será assim ampliada.
Poderão inscrever-se utentes de Riachos, Meia Via, Casais Castelos, Botequim, Nicho de Riachos, Gavata, Caveira e Foros da Barreta, Torres Novas (cidade) e Lapas. As inscrições estão a decorrer a um ritmo acelerado, numa média de 40/50 utentes por dia.
O edifício do centro de saúde de Riachos vai agora ganhar nova vida, uma década depois da sua construção e de ter durante todo este tempo sido subaproveitado. Dos actuais 4000 utentes registados no polo de Riachos (dos quais apenas 1750 têm médico de família, a Dr.ª Francelina Costa, todos os outros têm de ir ao recurso), a USF conta passar já no próximo ano para um total de 7600 utentes. Esta reorganização dos centros de saúde de Torres Novas vem quase em simultâneo com uma actualização dos ficheiros, estando estimada pelo ACES Médio Tejo a eliminação de cinco mil registos (falecidos, emigrados, repetidos), o que também irá contribuir para que a contagem de pessoas sem médico de família caia significativamente.
O objectivo é haver cobertura concelhia total (agora, em 40 mil utentes existem 13 mil sem médico de família) deste novo modelo de centro de saúde, onde uma maior autonomia de gestão e de finanças, bem como o atendimento mais personalizado são as principais características distintivas. 
Actualizado em ( Sábado, 10 Novembro 2012 13:46 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária