o riachense

Quinta,
25 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Câmara apoia a Bênção do Gado com 30 mil euros

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Finalmente a Câmara Municipal de Torres Novas deliberou sobre o apoio à Festa da Bênção do Gado. Depois de o assunto ter estado agendado por duas vezes, o executivo municipal acabou por aprovar um apoio de 30 mil euros para a festa maior de Riachos.

 

De salientar que o valor do apoio fica bastante abaixo dos apoios às Festas anteriores, pois o subsídio em 2004 e em 2008 foi de 80 mil euros. Esta redução foi justificada com a falta de condições financeiras por parte do município para manter o apoio ao nível das edições anteriores da Festa.

Este valor não deixa de ser aceite pela organização pois “são conhecidas as dificuldades financeiras do município” com garantiu Carlos Tomé a o riachense.

De qualquer modo, nas palavras deste responsável pela Associação que terá sobre os seus ombros a responsabilidade pela realização da festa mais tradicional da região, “naturalmente que vamos ter que reduzir bastante os custos e encontrar outras fontes de financiamento, pois o valor não é suficiente para podermos fazer com que a Festa veja a luz do dia e ainda falta o apoio logístico que só a Câmara poderá dar para a sua realização”.

Com efeito, nas palavras dos responsáveis pela Festa, o apoio da Câmara é fundamental para a sua realização e sem o mesmo ela não poderá ser levada por diante. Este apoio tem a ver essencialmente com a instalação de tasquinhas, palcos, arcos decorativos e outros aspectos importantes para a Festa.

O chamado apoio ainda está a ser analisado pelas partes envolvidas no assunto e espera-se que o mesmo seja resolvido muito brevemente, de forma que a organização do evento não se atrase ainda mais.

De salientar que todos estes aspectos costumavam estar já ultrapassados nas anteriores edições da Festa no final de Janeiro ou início de Fevereiro. Portanto, ao nível dos apoios há um atraso de dois meses, o que dificulta ainda mais a organização das actividades pois existem aspectos que estão ligados entre si e outros que não podem avançar sem algumas definições de base.

De qualquer modo, não está em causa a realização da Festa pois os aspectos em falta estão equacionados e tem havido um clima de diálogo entre os dirigentes da Associação e António Rodrigues.

Aliás, na reunião de Câmara que se terá realizado na passada terça feira deverão ter ficado já acertados todos os aspectos relativos ao apoio necessário à Festa.

E claro que a organização está a trabalhar afincadamente para que todos as dificuldades sejam ultrapassadas rapidamente. A este respeito, o riachense apurou que a apresentação pública da Festa, ou pelo menos a divulgação de alguns dos seus mais importantes aspectos, deverá ser concretizado numa cerimónia a realizar nos finais de Maio ou inícios de Junho.

 
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária