o riachense

Sexta,
26 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Falta de terreno põe em causa a organização das actividades taurinas da Bênção do Gado

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Ao contrário do que vem sendo habitual, a praça de touros na qual serão realizadas as actividades taurinas que integram o progra­ma da Festa da Bênção do Gado, desta vez não será instalada junto ao edifício do Centro de Saúde de Riachos.

Com efeito, o proprietário do terreno não cedeu o espaço para esse fim aos responsáveis pela organização da festa, pelo que estes procuram já outro espaço para o efeito.

Recorde-se que a praça de touros tem sido instalada num terreno bastante espaçoso e situado a poucos metros do recinto de espectáculos do Tocha o que facilita os inúmeros aspectos logísticos.

Na praça de touros deveriam ser realizadas todas as actividades taurinas e também um espectáculo popular, à semelhança do que foi organizado há quatro anos e inti­tulado “Riachos, o rio e as gentes”, o qual será realizado por largas dezenas de riachenses.

No entanto, de acordo com os organizadores, esta recusa de cedência do terreno está a provocar problemas pois a sua localização era óptima e permitia a realização de largadas de touros na rua Dr. Rivotti e a gincana de tractores. Para além disso, o ter­reno era também excelente para estacionamento automóvel pois albergava centenas de viaturas. Até mesmo o estacionamento está inviabilizado.

De acordo com a organização da Bênção do Gado, não existe uma razão plausível para a recusa, já que os argumentos do proprietário do terreno, que motivam a sua recusa, dizem respeito à Câmara Municipal de Torres Novas que não autorizou até ao momento qualquer loteamento urbano no espaço em causa.

o riachense entrou em contacto com o proprietário do terreno para conhecer as razões da sua posição, mas este recusou-se a prestar declarações.

Com a impossibilidade de uti­lização daquele terreno, a orga­nização da Festa diz que não há possibilidades de se realizarem as largadas de touros, e as iniciativas programadas para a praça per­derão rentabilidade e serão foco de problemas diversos pois a sua instalação só será possível num local distante do jardim do Tocha onde será instalado o recinto de espectáculos com as tasquinhas.

Para além disso, estará também em risco a gincana de tractores, que é considerada a única iniciativa do género que se realiza no país e convoca a entusiástica partici­pação de dezenas de agricultores riachenses.

Com efeito, esta recusa constitui um enorme problema criado à organização dos festejos, a juntar a outros como a grande redução de apoios financeiros, com o qual os organizadores não contavam e está gerar bastante perplexidade em todos os que trabalham há vários meses para erguer a Festa da Bênção do Gado, pois sempre esperaram a existência de bom senso no proprietário do terreno e a sua colaboração com uma Festa que é de todos os riachenses e que todos deveriam apoiar.

Actualizado em ( Sábado, 24 Março 2012 13:16 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária