o riachense

Quinta,
18 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Não há bênção como esta!

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

Três chavelhas colocadas de seguida, ladeadas pela expressão “Bênção do Gado 2012 Riachos” e enquadradas por quatro pinceladas, constituem o novo logótipo da Festa da Bênção do Gado.

Como se sabe, a chavelha era um elemento fundamental nos trabalhos rurais e usado pelos boeiros nos carros de bois. Para além da utilidade que tinha, a chavelha constituía um símbolo característico da vida dos agricultores de Riachos há décadas, o qual era, muitas vezes, objecto de decoração personalizada por cada utilizador. Assim, para além de utensílio de trabalho a chavelha constituía também um elemento artístico das gentes ligadas aos trabalhos rurais.

Oprocesso de escolha da pro­posta pela organização da Festa da Bênção do Gado foi objecto de análise em várias reuniões e contou com o apoio de pessoas ligadas ao design e à arte em causa.

Otrabalho escolhido é da autoria de Sofia Cunha, mas outros jovens criativos riachenses participaram também na apresentação de ideias e propostas para logótipo da Festa. Pedro Farinha, Norberto Triães e Gonçalo Carvalho foram os outros artistas riachenses que também apresentaram propostas, todas elas bastante interessantes e de elevado valor artístico.

De acordo com a memória descritiva do trabalho escolhido “a chavelha é um artefacto que engloba toda a imagética rural riachense, possui uma forma muito característica, fácil de identificar e decorativa (a chavelha de espelhos só era usada em dias de festa em substituição da chavelha de lavou­ra). Este logótipo é composto por dois elementos: a designação e o símbolo, estes podem ser usados em conjunto ou separadamente (só símbolo ou só designação). Ologótipo pode ser aplicado em diferentes versões aumentando a sua versatilidade e eficácia quando usado em diferentes situações e suportes. No símbolo é usada a sobreposição de três chavelhas para conferir força à imagem, em três cores, sendo a central sempre preta. Foi também aplicado um contorno ao logótipo usando as mesmas cores”.

Agrande qualidade de todos os trabalhos apresentados criou algumas dificuldades na escolha, sendo que a organização prometeu aproveitar o espírito criativo dos jovens artistas em outras iniciativas, de forma a premiar a sua partici­pação na Festa que é de todos os riachenses.

Para além do logótipo os or­ganizadores da Festa da Bênção do Gado adoptaram também o slogan “não há bênção como esta” pretendendo transmitir a ideia de que se trata de uma festa única.

 
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária