o riachense

Quinta,
18 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Uma banda que nunca passa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
 
Músicos no palco eram 68.
Assistentes na sala passavam dos 100.
Por cima dos músicos lia-se a frase “128 anos a servir Riachos”.
A velha casa da música riachense estava a abarrotar, no dia 17 de Março, à noite, quando o maestro Carlos Mendes levantou a batuta para iniciar o concerto comemorativo de mais um aniversário da Velha Filarmónica.
Não cabe neste texto a qualidade da execução das peças, nem o prazer da audição, nem a emoção dos momentos simbólicos, nem a beleza da fusão de estilos musicais. Estes sentimentos não se contam em palavras, sentem-se e ouvem-se no local. E foi bonita a festa!
Na música ouvida, a qualidade a que a banda já nos habituou na interpretação de peças diversificadas. Novidade foram dois números em que se ouviram em simultâneo os instrumentistas da banda e as gaitas de foles do riachense João Tomé e dos gaiteiros da Golegã numa simbiose a que o público aderiu com vontade.
Pelo meio do concerto, o maestro, que é também presidente da direcção, entregou 2 prémios de assiduidade de 2011, um deles a Inês Graça, que nunca faltou aos 65 ensaios realizados, e o outro a Fábio Dias, que teve duas faltas. Foram também atribuídas medalhas de antiguidade. Por cinco anos de banda foram distinguidos Adriano Chora, Afonso Martins, Inês Graça, João Triguinho e Leonor Durão. A medalha dos dez anos foi recebida por Nuno Inverno e as dos 15 anos couberam a Ana Rute Luz e Marco Gomes.
De memórias, emoções e gratidão também se fazem os aniversários. E a direcção da banda quis recordar e homenagear dois homens que já faleceram e que deram mais de 50 anos de empenho a esta coletividade: Francisco da Clara e Alfredo da Luz. A filha do primeiro e a neta do segundo foram ao palco colocar duas fitas no estandarte. Nas palavras de Carlos Mendes “estas fitas fazem com que, simbolicamente, estes dois antigos músicos acompanhem sempre a banda para onde quer que ela vá”.
Para além desta memória do passado, a festa fez-se muito de futuro e foram apresentados cinco novos elementos da banda, o mais novo dos quais com oito anos. Estes novos elementos, que farão com que a banda nunca passe são: Catarina Freitas, João Alcobia, Joy Praia, Kevin Silva e Paulo Alcobia.
Ainda sobre o futuro, o maestro Carlos Mendes, informou que na velha casa da música se vão iniciar algumas obras para melhorar a acústica, evitar a degradação e dar melhores condições de trabalho e fruição. O presidente da Junta de Freguesia, João Cardoso, na sua intervenção, valorizou o trabalho desta colectividade, deu-lhe os parabéns e comprometeu-se a apoiar as obras de recuperação.
 
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária